Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

CONQUISTAS

Campus Apodi está na final 13ª Olimpíada Nacional de História do Brasil

Quatros equipes se classificam para ultima fase da competição

Publicada em 24/06/2021 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 05:08

Férias? Provavelmente você pensaria que que todos os alunos e professores precisam e muitas vezes comemoram sua chegada. Contudo, 39 alunos do IFRN Campus Apodi preferiram buscar mais conhecimentos, ir além daquilo que os livros didáticos costumam oferecer e escolheram formar equipes para participar da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, evento promovido anualmente pela UNICAMP.

O estado do Rio Grande do Norte ficou em segundo lugar no número de equipes finalistas, empatado com São Paulo, um feito que por si só já merece destaque. Quando iniciou, a ONHB tinha 9,3 mil equipes de todo o país. Agora, na final, tem 415 equipes, e o IFRN Campus Apodi estará representando.

 A ONHB é uma olimpíada que envolve assuntos diversos, que são de História e se relacionam a História, em análises interdisciplinares e transdisciplinares, de uma riqueza imensurável. Esta edição, assim como em 2020, foi feita de forma remota, e provavelmente a grande final também será, ocorrendo em agosto vindouro.

Cada equipe é formada por três alunos e um professor de História como orientador. Foram seis fases classificatórias até terem direito à grande final. Das 13 equipes do Campus, 4 conseguiram acesso à final. Entretanto, as 13 equipes da primeira até a sexta fase e com certeza na fase final, continuarão apoiando. A ONHB acaba envolvendo muito mais que as equipes individualmente.

O professor Tales Augusto conta que durante todo o processo desta edição da ONHB, escolas de Mossoró e outras cidades colaboraram na discussão. Ele. por ser autor do livro História do RN para Iniciantes, tentou auxiliar também as equipes de Mossoró e do estado com materiais sobre história local, na tarefa que dizem ter sido uma das mais difíceis de todas as edições da ONHB.

“Sou grato a todos os alunos do Campus Apodi. Todos, sem exceção, que fazem parte da 13ª ONHB. É sabido que por vezes existe o pensamento de supervalorizar finalistas, só que a ONHB tem uma máxima de um aprendizado que é imensurável, aprendizado para os alunos e tenham certeza de que muito mais para nós professores.”, salientou o professor.