FEBRACE
Alunos do Campus Caicó disputam premiação na FEBRACE
O projeto desenvolvido envolve jogos digitais para pessoas sem membros superiores
Publicada em 19/03/2021 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 20:28

O projeto "Desenvolvimento de uma plataforma de jogos digitais para pessoas sem os membros superiores", desenvolvido pelos alunos Denner Bismarck de Lucena França, João Vitor Pinheiro Silva e Luana de Souza Medeiros, todos do curso técnico de informática, sob orientação dos professores Francisco Souza e Daniel Macedo, está representando o IFRN - Campus Caicó na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) que, devido a pandemia, está acontecendo de maneira remota.
O projeto tem como objetivo principal desenvolver uma plataforma de entretenimento digital, hardware e software, que proporcione à pessoas com deficiência, especificamente nos membros superiores, a interação e inclusão social por meio de jogos digitais projetados tento como princípios as técnicas de acessibilidade para esse público.
Esse é o segundo ano que o projeto participa da FEBRACE. Em 2020, a primeira fase de desenvolvimento do projeto foi premiada durante o evento com bolsa de pesquisa para os alunos Luana e João Vitor, que iniciaram o desenvolvimento do projeto.
Uma das premiações que os projetos da FEBRACE disputam é o projeto de votação popular. Nessa disputa, as pessoas podem curtir a página do projeto no link a seguir:
Projeto FEBRACE IFRN - Campus Caicó
Sobre a FEBRACE
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.
A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.
Desenvolvemos o ano todo ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país.
Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.
São objetivos da FEBRACE:
- Estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores;
- Aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão;
- Criar uma oportunidade para jovens pré-universitários brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas.