EXTENSÃO
V EXPOTEC termina com gostinho de “quero mais”!
O que rolou entre os dias 19 e 23 de novembro no Campus Caicó
Publicada em 28/11/2018 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 20:29

A abertura oficial da V Exposição Científica, Tecnológica e Cultural ocorreu no dia 19 de novembro, às 19h, no Ginásio Poliesportivo do Campus Caicó do IFRN e os detalhes deste evento foram mencionados na notícia “Dias especiais de visitação ao campus”.
A essência da Expotec é a presença das SALAS TEMÁTICAS que expõem à comunidade a produção dos alunos em ações e trabalhos finais de disciplinas.
Nesta perspectiva, tivemos a participação do Grêmio Estudantil Seridó Sertão – GESS que explanou sobre a evolução do MOVIMENTO ESTUDANTIL como um direito constitucional de mobilização dentro dos ambientes educacionais contribuindo para o desenvolvimento da democracia em nosso país.
“Foi possível falar sobre política de forma saudável, sem hierarquia. Os alunos explicavam, eram questionados, respondiam e trocavam informações e experiências sem a interferência de professores orientadores, desmistificando a ideologia de que estudantes são doutrinados e não possuem livre arbítrio de pensamento. Não há nada mais gratificante que isso: saber que as pessoas estão abertas ao diálogo político e que elas têm uma opinião sobre o que ocorre no país, no estado, na cidade e até na escola. Terminamos com a convicção de que nosso dever foi cumprido”. IGOR GOMES - Presidente do GESS
Na sequência, o professor Kelson Gérison Oliveira Chaves coordenou a sala temática “OS PORÕES DO BRASIL: A DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-1985)” com a participação das quatro turmas do 4º ano, que estudaram o assunto, montaram a ornamentação e se revezavam nas apresentações ao público.
A sala apresentava uma contextualização acerca do Golpe Militar mostrando as diversas facetas do regime: a censura, a tortura, a perseguição a grupos minoritários, dentre outros. Abordava as inúmeras formas de resistência através da exibição de fotos da época, relatos de presos políticos, crianças atingidas pela ditadura e vídeos com depoimentos de torturados. Ao final da apresentação, algumas pessoas se emocionavam profundamente.
A sala temática "JEANS OU BRIM: EIS A QUESTÃO", coordenada pelos professores Joseclebio, Henrique, Rodrigo Lacerda, Rubens Capistrano e Tatiana Ferreira, contou com a participação dos 161 alunos das cinco turmas do curso técnico em têxtil, do 1º ao 4º ano, e o apoio do técnico de laboratório têxtil, Adair Badaró.
O tema abordado foi a produção industrial de Jeans e Brim, mostrando as semelhanças e diferenças entre ambos. Foram envolvidas as áreas de Fibras Têxteis, Fiação, Engomagem, Índigo, Tecelagem, Controle de Qualidade e Beneficiamento. Por meio dessas etapas, o visitante pôde observar as transformações dos materiais têxteis, desde a fibra até o tecido acabado.
"Era uma sala que adentrava nos parâmetros dá área têxtil, que tinha como objetivo despertar no visitante o conhecimento sobre a área e sobre a fabricação de artigos têxteis importantes no nosso cotidiano. O visitante pôde assim presenciar a diferença entre os artigos e toda a cadeia de produção têxtil, uma vez que estamos situados no Seridó Potiguar, que tem grande parte da sua economia ligada a tal área, fazendo com que os visitantes tirassem dúvidas e pudessem conhecer mais a fundo sobre tal processo produtivo" GEOVANNY CAVALCANTI - Aluno do Curso Técnico em Têxtil - 2º ano
Sob a orientação da professora Lívia Solino (sala temática “ANÁLISE SENSORIAL DE CALÇADOS”), a turma de Ergonomia do Produto - Curso Design de Moda - desenvolveu sapatos que, embora conceituais, prezavam pelos princípios ergonômicos de conforto e de usabilidade. Foram 20 (vinte) pares de calçados expostos com temas distintos onde os visitantes tiveram a oportunidade de calçar e assim avaliar os conceitos e as técnicas usadas para desenvolverem os trabalhos.
Coordenados pela professora Tatiana Ferreira e apoiados pelo professor Carlos Helaidio, os 35 (trinta e cinco) alunos do Curso Técnico em Vestuário 1º ano montaram a sala temática "CONSUMO CONSCIENTE: DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?"
O tema abordado foi o debate sobre consumo consciente e a relação do homem com o meio ambiente após a reprodução dos curtas-metragens produzidos pelos próprios alunos. São cinco vídeos disponíveis na Videoteca Têxtil.
O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específica – NAPNE Caicó também esteve presente nesta V EXPOTEC. Através da sala temática UNIVERSO DA INCLUSÃO, o núcleo teve a oportunidade para divulgar o trabalho desenvolvido ao apresentar de forma educativa algumas alternativas inclusivas, além de promover uma maior aproximação dos visitantes com alguns tipos de necessidades educacionais específicas, causando emoção, maior empatia e acesso ao conhecimento, na perspectiva de que todos aprendessem um pouco mais sobre inclusão. Na oportunidade, a sala também se tornou local de acesso e acolhimento às pessoas com deficiências que visitaram o evento e se sentiram representadas com a temática abordada.
No terceiro dia de salas temática, contamos com a participação especial de alunos de informática do Campus Lajes do IFRN com a sala temática “TOCA OU NÃO TOCA” sendo a primeira participação deles em uma EXPOTEC. A “sala de estar” de Clarice Lispector nos convidava a conhecer um pouco mais sobre a escritora.
“A recepção do campus foi acolhedora. É de suma importância a integração entre os campis para que os alunos possam trocar suas experiências, conhecer outras realidades, adquirir conhecimentos através dos vários trabalhos expostos e melhorar o convívio na Instituição. Foi uma ótima experiência!” LUIZ MEDEIROS - Aluno do Curso Técnico em Informática Campus Lajes do IFRN
Como parte da V EXPOTEC, além das SALAS TEMÁTICA, tivemos a I SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DO CAMPUS CAICÓ promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI do IFRN/Caicó.
As ações foram ocorrendo durante o evento com roda de capoeira, oficinas de abayomis (bonecas de pano), turbantes e colares, salas temáticas, exposição de trabalhos, exposição do fotógrafo caicoense Clóvis Aladim e as palestras:
· Palestra Interativa – Negros do Rosário em Caicó: existência e resistência ministrada pelo professor Francisco Félix Filho (SEEC-RN), acompanhado por uma representação dos Negros do Rosário de Caicó;
· Palestra Corpo Negro: as religiões afro-brasileiras e as ressignificações do sagrado proferida pelo Dr. Lourival Andrade Júnior, professor do CERES/UFRN.
E em parceria com o Projeto Cine Prometeu, a Semana contou com a exibição do filme A Negação do Brasil, seguida de roda de conversa intitulada Cada um sabe a dor e delícia de ser o que é: identidades e paradigmas sociais da população negra brasileira, conduzida pela professora e psicóloga Natália Campos da Silva.
TEVE MÚSICA??? SIIIIMMMM
Quarta Musical - Jam livre promovida por Hilderberto Martins;
Café com música - participação do grupo musical Metafóricos;
Oficina de Canto;
Oficina de Bateria;
I FESTIVAL DE MÚSICA DO IFRN com a apresentação de 11 atrações musicais (todos alunos do IFRN - Licenciatura, Tecnológico e Técnico integrado). O festival envolveu diversas formações musicais e repertório variado, contemplando vários gostos musicais: música instrumental, MPB, ROCK, forró...
E o MUSICAMP POTIGUAR, grupo formado por professores de diversos campi do IFRN, fechou o evento em grande estilo com o show Eternamente Nordeste!!!
- Palavras-chave:
- extensao