Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

Pesquisa e Inovação

Alunos do Campus Canguaretama apresentam projetos na 5ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN

Os projetos estão ligados ao NTurTec e ObservaturSul e foram apresentados no Centro de Convenções de Natal

Publicada em 04/06/2019 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 01:56

Equipe que apresentou os projetos do Campus Canguaretama na 5ª FEMPTUR
Equipe que apresentou os projetos do Campus Canguaretama na 5ª FEMPTUR

No Centro de Convenções de Natal, alunos do IFRN – Campus Canguaretama, sob orientação do Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação, Márcio Marreiro das Chagas, apresentaram seus projetos na 5ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN, convidados pelo Pró Reitoria de Extensão da instituição, Thiago Loureiro. Na ocasião estiveram presentes também alunos e professores do Campus Cidade Alta com os projetos desenvolvidos naquela unidade do IFRN. Do Campus Canguaretama, os alunos a apresentarem os projetos foram Luana Priscila Silva Rocha (bolsista PIBIC-CNPQ), Ana Karina Tertuliano da Conceição, Maria José dos Santos Pimentel (bolsista PIBIC-PROPI-IFRN), João Paulo Serafim Felix e Arione Arantes Bonfim Júnior (bolsista PIBIC-CNPQ).

Ao falar da experiência de participação no projeto e no evento, a discente e bolsista, Maria Pimentel, afirma a alegria em apresentar sua aldeia indígena a partir do roteiro étnico desenvolvido em seu projeto, a proposta de turismo criativo no Catu, e conclui falando: “Minha participação na Femptur foi uma experiência enriquecedora, [...] nós estudantes do IFRN tivemos o grande prazer de apresentar nossos projetos para a sociedade, para o público em geral, proporcionando a abertura de um leque de conhecimento sobre o turismo, tanto para os participantes da feira como para nós mesmos, [...] posso afirmar que levaremos para nossa vida profissional toda esse aprendizado proporcionado”. Em complemento, a discente Ana Karina Tertuliano fala que "foi uma experiência única, algo que eu vou levar por muito tempo, como conhecimento e aprendizado. Desenvolver os projetos e apresentar para as pessoas que foram visitar o evento foi uma forma de enxergar o quanto as pesquisas e os estudos com relação ao turismo são importantes para a sociedade [...]”.

Os projetos fazem parte do Núcleo de Excelência em Estudos, Tecnologia e Inovação para o Mercado Turístico do Litoral Sul e Agreste Potiguar (NturTec) e Observatório de Turismo do Litoral Sul e Agreste Potiguar (ObservaturSul), ambos coordenados pelo professor Márcio Marreiro (Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação), que têm como objetivo realizar pesquisa aplicada, como também ações de extensão junto ao NEPP de Turismo, tais como apoiar, capacitar e assessorar as secretarias municipais de turismo do Litoral Sul e Agreste e comunidades da região em projetos de desenvolvimento turístico em parceria com a iniciativa privada e terceiro setor.

Na Femptur foram apresentados os projetos que estão em andamento, a maior parte em parceria com membros da iniciativa privada, terceiro setor e as secretarias municipais de turismo e prefeituras, tais como a secretarias de Vila Flor, Pedro Velho, Canguaretama, Baía Formosa, Serra de São Bento, Parnamirim, Nísia Floresta, Arez, Pipa/Tibau do Sul, entre outras que estão em discussão ou implementação. Nos dois últimos municípios não há parceria formalizada com o poder público municipal ainda. Os projetos atendem algumas dimensões já desenvolvidas, tais como inventariação, diagnóstico e planejamento estratégico; roteirização turística integrada e com ferramentas inteligentes; estruturação de conselhos municipais, planos, fundos de recursos e outras leis; promoção de eventos artístico-culturais; monitoramento do comportamento do turista; elaboração de projetos para captação de recursos externos, formatação de novos produtos turísticos, consultorias, entre outros. Com estas ações, espera-se contribuir com o estímulo ao desenvolvimento da atividade turística local através de inovações tecnológicas, promoção dos destinos e que estabeleça as diretrizes do planejamento do turismo nas cidades atendidas. Espera-se contribuir também como um instrumento de suporte ao poder público na elaboração de projetos e ações, tendo como imperativo a intensa participação e forte poder de decisão dos atores sociais locais.

 

Alguns projetos de grande destaque apresentados foram:

1 - A roteirização turística de todo o Litoral Sul e Agreste Potiguar de forma integrada e inovadora, disponibilizada em Portal e Aplicativo Turístico com tecnologia de geolocalização, entre outras, desenvolvida em parceria com as prefeituras, secretarias de turismo e EasyTour Brasil (startup desenvolvedora e proprietária do aplicativo de mesmo nome);

2 - O monitoramento do comportamento do turista e estudos de mercado do segmento turístico do Litoral Sul e Agreste Potiguar, com vistas a manutenção da competitividade e sustentabilidade da região;

3 - A prospecção e orientação na formatação de produtos turísticos inovadores na região, especialmente os que envolvem experiências criativas em aldeias indígenas, caracterizando o turismo criativo.

4 - E o monitoramento das percepções das comunidades locais da região sobre o turismo e o seu nível de apoio ao desenvolvimento da atividade como base para planejamento estratégico regional.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas