Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

Atividades de extensão

Campus Canguaretama participa de debate da II CONEEI

O evento ocorreu na comunidade do Katu na última sexta-feira, 16

Publicada em 23/12/2016 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 02:00

Debate local da II CONEEI acontece na Comunidade do Katu, localizada no município de Canguaretama.
Debate local da II CONEEI acontece na Comunidade do Katu, localizada no município de Canguaretama.

Na última sexta-feira, 16, alguns servidores do IFRN - Campus Canguaretama participaram de um debate local na comunidade do Katu sobre a II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. Na mesa de abertura, o diretor acadêmico e professor, Flávio Ferreira, representou o Campus e, em seguida, atuou como debatedor do eixo temático.

Com o objetivo de coletar propostas para melhorar a educação escolar indígena no país, a discussão contou com a colaboração dos caciques Luiz Katu e Manoelzinho da aldeia Trabanda do Sagi, da vereadora eleita da comunidade do Katu, Irmã Lila e de representantes da Secretaria de Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, das Secretarias Municipais de Educação de Canguaretama e de Goianinha. Também estiveram presentes os professores Anísia Galvão, Nilton Xavier, Ivickson Cavalcanti e Márcio Maia, este último representante do Programa Saberes Indígenas.

É valido citar que a após a plenária da II CONEEI realizada no início desse ano, foram deliberados alguns pontos para a efetivação das conferências locais e regionais, as quais visam a participação dos povos indígenas na formulação, desenvolvimento e avaliação das políticas públicas que lhes envolvem para que possam ser definidas medidas nacionais.

 Assim, a respeito do evento local no qual esteve presente, o professor Márcio Maia afirma que "é um espaço muito importante para o fortalecimento da educação indígena do estado, da mesma forma que consolida os traços Potiguara e Tapuia, que serão representados nos próximos encontros da Conferência em Fortaleza e, posteriormente, em Brasília, fato que eleva a identidade dessas comunidades em nível nacional". 

Palavras-chave:
extensao servidores

Notícias relacionadas