Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

III SEDOC

Campus Canguaretama realiza III Seminário de Docência e Contemporaneidade

Voltado aos estudantes de licenciatura, contou com a participação de 5 campi do IFRN

Publicada em 29/05/2017 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 01:59

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, o Campus Canguaretama, através do Comitê Organizador coordenado pelo professor Avelino Neto, realizou o III Seminário de Docência e Contemporaneidade (SEDOC), evento voltado aos estudantes dos cursos de licenciatura do IFRN. O tema deste ano foi "Espaços de formação como campos de luta e de resistência", o qual foi desenvolvido através de oficinas, minicursos, mesas redondas, comunicações orais e pôsteres. 

Ao longo dos três dias de evento, cerca de 250 pessoas participaram das atividades. Além dos estudantes do Campus Canguaretama, alunos dos campi de Macau, Caicó, Ipanguaçu, Natal-Zona Norte, Natal-Central e da Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também se integraram na troca de conhecimentos e experiências acerca dos assuntos da docência. 

Temas como Direitos Humanos na Escola, Prática Docente e Formação Política, uso de Webcasts na sala de aula, a preservação da cultura e memória de comunidades indígenas e quilombolas do estado foram abordados no III SEDOC, despertando, dessa forma, reflexões diante do contexto atual da educação no Brasil, seja através de fatores socioeconômicos, culturais ou políticos. As rodas de conversas entre os licenciandos foram uma oportunidade para a explanação de relatos sobre os aspectos que circundam a realidade em sala de aula e as licenciaturas oferecidas pelo Instituto. 

Ademais, quanto à organização, que durou mais de 10 meses de planejamento, o professor Avelino Neto ressalta o compromisso e a responsabilidade dos integrantes do Comitê. E mediante sua participação na coordenação do III Seminário de Docência e Contemporaneidade, ele afirma que o maior resultado desse evento é  a "possibilidade de oferecer um espaço de partilha de saberes e de experiências sobre o tornar-se professor no contexto do IFRN", destacando sobre os sonhos, os projetos dos licenciandos e "o apaixonar-se pela docência - e isso sem romantizá-la ou ignorar a (sua) realidade no Brasil". 

Palavras-chave:
ensino extensao pesquisa servidores

Notícias relacionadas