Evento do Campus Canguaretama reúne comunidades indígenas do RN
A atividade aconteceu durante o último sábado (19)
Publicada em 23/08/2017 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 02:08

No último sábado (19), o Campus Canguaretama, através da ação “Saberes Indígenas na Escola”, promoveu o encerramento do ciclo de formação 2016. O objetivo do evento foi partilhar os conhecimentos obtidos durante o desenvolvimento do projeto. Nesse sentido, buscando a sensibilização quanto à inserção da educação escolar indígena na região, estiveram presentes as comunidades indígenas do Rio Grande do Norte, como Catu, Tapuia do Tapará, Amarelão e Sagi-Trabanda, e representantes das secretarias de educação dos municípios de Assú, Baía Formosa, Canguaretama Goianinha e João Câmara.
A atividade teve início com a abertura cultural por meio do rito Toré Tapuia e Potiguara, reunindo todas as comunidades indígenas e convidados. Posteriormente, contou com a realização da Mesa-Redonda “Desafios para a consolidação da Educação Escolar Indígena em tempos de crise”, na qual o Diretor Acadêmico, Flávio Ferreira, ressaltou a importância da integralização das comunidades para o fortalecimento da resistência e do reconhecimento junto a Ação do “Saberes Indígenas na Escola”.
Na ocasião, a professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Julie Antoinette Cavignac, apresentou questões históricas referentes à construção imagética e identitária dos indígenas e a relação entre esse fator e a elaboração de políticas públicas, explanando também as dificuldades ainda pertinentes na realidade da educação escolar indígena. Além disso, destacou a necessidade de se conhecer as populações indígenas para que possa incluí-las nos projetos sociais.
Após o almoço, aconteceu a certificação dos cursistas do ciclo de formação 2016. O coordenador da Ação “Saberes Indígenas na Escola”, Márcio Maia, durante o pronunciamento dos orientadores ao compartilharem suas experiências, expressou gratidão pela participação e integração de todos para que o evento pudesse acontecer.