Feira da Agricultura Familiar
Feira da Agricultura Familiar é sucesso no Campus Canguaretama
Os produtos orgânicos e artesanais são vendidos nas quartas-feiras
Publicada em 21/11/2016 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 02:03

O Programa da Agricultura Familiar foi desenvolvido a partir do projeto Mulheres Mil, o qual oferece um curso de cinco meses direcionado às mulheres que moram no acampamento próximo ao Campus e na comunidade do Catu. Através desse trabalho, as integrantes podem aprender técnicas agroecológicas para desenvolvê-las nas próprias terras.
Em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), foi possível promover a feira que acontece no Campus durante as quartas-feiras. O projeto também conta com a orientação da professora do Curso de Licenciatura em Educação no Campo, Sandra Alves Campos, e com a participação de dois bolsistas.
Segundo a orientadora, o principal objetivo desse programa é permitir que as 30 mulheres participantes possam colocar em prática os conteúdos estudados nas oficinas, garantindo, dessa maneira, a própria renda. É importante ressaltar que elas trabalham 4h por dia no cultivo das plantas, as quais não recebem adubos nem fertilizantes químicos.
Assim, para auxiliar na produção das mudas, foram construídos, com materiais artesanais, um minhocário, uma composteira e um viveiro. Além disso, como no Campus não pode ser realizada a criação de animais bovinos, o acampamento próximo ao local, onde há domesticação de vacas, é responsável pelo fornecimento de esterco, que é usado na adubação dos vegetais.
Logo, através da união entre o Campus e a população local, a feira se tornou muito atrativa, de modo a obter uma clientela fiel, que sempre busca consumir produtos mais saudáveis e de boa qualidade. Ademais, também são vendidos mel, ovos e alguns artesanatos, estes últimos produzidos na comunidade do Catu.
- Palavras-chave:
- extensao