EXTENSÃO
IFSol – Núcleo Canguaretama promoveu a quarta capacitação sobre a economia solidária e o processo de incubação nesta sexta (19)
Outros momentos formativos já ocorreram nos três últimos meses
Publicada em 23/06/2020 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 02:02

O curso sobre “Metodologias Participativas de Diagnóstico Comunitário” teve o objetivo de qualificar os integrantes da Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSol), Núcleo Canguaretama, para o processo de diagnóstico participativo dos grupos comunitários, com a finalidade de implementar e consolidar estratégias de desenvolvimento sustentável.
Esse curso – o quarto momento formativo dos integrantes do projeto de extensão – versou sobre as metodologias participativas que orientam práticas, estabelecendo o diálogo freiriano na medida em que descentralizam e possibilitam conhecer sobre o funcionamento de grupos, as relações intra e interpessoais, a leitura de mundo, as percepções particulares e coletivas. Nessa perspectiva, a construção desse conhecimento pode apontar para a construção coletiva de horizontes solidários, nos quais privilegiem o bem viver, o envolvimento compromissado dos indivíduos com o seu coletivo e a autonomia gestionária.
Através de contato virtual, a Professora Kize Arachelli do IFRN – Campus Canguaretama, doutora em Educação pela UFRN, pedagoga do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN), abordou temas como princípios e fundamentos da abordagem participativa para a mediação de grupos comunitários; vantagens das metodologias participativas; diferentes níveis de participação; etapas da preparação de um diagnóstico participativo; e metodologias participativas, seus objetivos, duração, recursos, materiais.
Para a Professora Kize, “o processo de incubação e relação com os empreendimentos associativos, pautado na economia solidária emancipadora, exige estratégias teórico-metodológicas interdisciplinares nas quais se construa o retrato da realidade a ser abordada na perspectiva dos próprios sujeitos envolvidos na ação”.
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