COVID-19
Neabi IFRN apoia campanha "Indígenas RN contra o coronavírus"
Integrantes das comunidades indígenas estão impossibilitados de trabalhar e precisam de ajuda para atravessar este momento
Publicada em 02/04/2020 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 01:51

O Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do IFRN (Neabi) foi implantado em 2010 com o objetivo de valorizar a cultura afro brasileira e indígena. O Núcleo desenvolve ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão a fim de promover a efetividade das leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008. Com a situação de pandemia de Covid-19, o Núcleo busca agora formas de apoiar as campanhas organizadas pelas comunidades indígenas do Rio Grande do Norte.
De acordo com Nilton Xavier, professor do Campus Canguaretama e coordenador sistêmico do Neabi IFRN, a ação mais necessária neste momento é oportunizar doações. Na Comunidade Indígena do Amarelão, localizada em João Câmara, onde há Campus do Instituto, os moradores trabalham em sua maioria com o beneficiamento da castanha do caju. Em razão do momento de distanciamento social que vivemos, o trabalho fica impossibilitado e eles ficam sem renda financeira para se manter.
“Em pouco tempo, a situação levaria à falta de alimentos e provocaria, inevitavelmente, a saída das pessoas do território circunscrito à comunidade de etnia potiguara em busca de trabalho e alimentos, o que representaria a elevação do risco de contágio dos indígenas pelo coronavírus”, explicou o professor.
Considerando a urgência da situação, um grupo de servidores do Núcleo instalado no Campus João Câmara do IFRN, sob a coordenação do professor Pablo Eduardo, articulou junto a Tayse Campos, liderança indígena do Amarelão, a entrega de 102 cestas básicas. Contribuíram diretamente com as doações, além de integrantes do Neabi João Câmara, servidores dos campi Canguaretama e São Paulo do Potengi.
O professor Nilton lembra que a ação solidária realizada no Amarelão não está desconectada da campanha “Indígenas RN contra o coronavírus”, divulgada através do perfil no Instagram Indígenas do RN pela Associação dos Povos Indígenas do RN (APIRN). Nesse espaço virtual, é possível ampliar o alcance das doações, conhecer mais sobre a cultura indígena do estado, seus representantes e líderes.
“Parte dessas lideranças indígenas são integrantes efetivos do Neabi IFRN, contribuindo de maneira expressiva com o planejamento e a prática de ações voltadas para a educação das relações étnico raciais nos campi e no estado. Dessa forma, apoiar a divulgação dessa campanha nos meios institucionais é afirmar a valorização da diversidade cultural”, explicou Nilton.
Veja como apoiar:
Indígenas RN contra o coronavírus - campanha online
Para mais informações
Neabi IFRN: neabi@ifrn.edu.br
Comunicação da Articulação dos Povos Indígenas do RN (APIRN) | Rodrigo Palmares: (84) 98104-1025
- Palavras-chave:
- extensao servidores