Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

Projeto Ampliando Horizontes Digitais: Mentoria de Meninas no Litoral Sul Potiguar realiza reunião com gestores municipais

Publicada por Sara Gomes em 31/01/2025 Atualizada em 31 de Janeiro de 2025 às 10:48

O projeto "Ampliando Horizontes Digitais: Mentoria de Meninas no Litoral Sul Potiguar" realizou, no último dia 27 de janeiro, uma reunião com secretários de educação dos municípios de Goianinha e Canguaretama, bem como escolas públicas e organizações não governamentais (ONG) parceiras com o objetivo de apresentar o projeto aprovado no edital do CNPq e identificar estratégias para implementação do projeto nas escolas.

Sobre o projeto

O "Ampliando Horizontes Digitais: Mentoria de Meninas no Litoral Sul Potiguar" aborda a realização de mentoria para as alunas no processo de transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio, de escolas públicas, da microrregião do Litoral Sul do Rio Grande do Norte, especificamente da região imediata do município de Canguaretama. Nesse contexto, tem como objetivo geral apoiar as alunas na conclusão do Ensino Fundamental II e no início do Ensino Médio, bem como inserir essas alunas na área de tecnologia, capacitando-as nas áreas de letramento digital e de robótica, além de estimular o interesse para o ingresso nas áreas de tecnologia.

Encaminhamentos

  • As instituições parceiras se responsabilizarão por divulgar a chamada de professores supervisores bolsistas para os professores das escolas;
  • As instituições parceiras irão selecionar as alunas cursistas para o início das aulas do projeto previsto para maio/2025. Definimos como meta a participação das instituições parceiras já com as estudantes cursistas selecionadas, no evento de abertura do projeto, previsto para 30/04/25, no campus Canguaretama.
  • A quantidade de vagas inicial é de 40 vagas para as meninas do 8° ano, que participarão das aulas de Letramento Digital. E 20 vagas para as alunas do 9° ano, que participarão das aulas de Robótica Educacional. Totalizando 60 vagas para alunas cursistas por instituição parceira.

Resultados alcançados

  • Reconhecimento e Integração dos diretores das escolas públicas, dos representantes da secretaria de educação de Canguaretama, dos representantes das ongs que atuam em Baía Formosa com a equipe do projeto.
  • Engajamento dos envolvidos para o início do projeto, tivemos vários relatos de que as parcerias com o IFRN - Campus Canguaretama são muito gratificantes, que os alunos se desenvolvem e se beneficiam destas ações feitas em parceria.
  • Comprometimento das instituições parceiras na realização do projeto.

Nossa expectativa é iniciarmos em Maio de 2025. As meninas cursistas vão ser estimuladas a atuar na área das ciências exatas e nas tecnologias também, através de aulas de informatização digital, robótica educacional e tutorias para participação das olimpíadas científicas.
A reunião com os representantes foi muito proveitosa, acredito que atingimos mais do que os nossos objetivos, todos muito empolgados e felizes.

Professora Tatiana Amaral, Coordenadora do projeto.