FabLab PotiMaker
Projeto do Campus Canguaretama é selecionado como terceiro melhor avaliado no país
Laboratório de prototipagem vai atender outros seis campi do IFRN, além de instituições e empresas parceiras
Publicada em 11/09/2020 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 01:57

O Campus Canguaretama do IFRN recebeu hoje (11) uma ótima notícia: o projeto FabLab PotiMaker IFRN foi selecionado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec/MEC) para a instalação de uma laboratório de prototipagem no Campus. O projeto, coordenado pelo professor Bruno Vitorino, responsável pela Coordenação de Pesquisa e Inovação do Campus, foi o terceiro melhor avaliado de todo o país.
A informação foi publicada no Diário Oficial da União, como resultado ao Edital 35/2020 - chamada pública IF Maker. O laboratório deve ser instalado até o próximo ano, com estrutura e equipamentos para atender outros seis campi do IFRN (Nova Cruz, Santa Cruz, Currais Novos, Parelhas, Caicó e Jucurutu), além de outras instituições e empresas parceiras do Instituto.
O FabLab PotiMaker vai permitir a pesquisadores e pesquisadoras a conversão de ideias em protótipos, auxiliando no desenvolvimento de ações inovadoras. Nele serão realizadas atividades com base na cultura Maker (fazer) e na metodologia Learning by doing (aprender fazendo). O laboratório também dará suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvam manufatura de objetos, circuitos eletrônicos, robótica e programação. Os recursos têm o objetivo de tornar o aprendizado mais lúdico, além de contribuir para a produção científica e tecnológica.
"A aprovação da proposta do IFRN no Edital IF Maker deverá ser um grande avanço para a instituição e para a comunidade como um todo. Teremos três laboratórios de prototipagem bem equipados no Instituto, um deles no Campus Canguaretama e os outros nos campi Ipanguaçu e Natal-Central. Neles será possível utilizar ferramentas como impressoras e scanners 3D, kits de eletrônica e robótica, além de disseminar a cultura Maker e do aprendizado por projetos", comemorou.
O projeto FabLab PotiMaker do Campus Canguaretama é desenvolvido também pelos professores Eberton da Silva Marinho e Vinícius Guimarães da Cruz e pelos estudantes Wellington Silva, Guilherme Nascimento, Ianca de Oliveira, Vinícius Balbino (Curso Técnico em Eletromecânica), David Soares, Elizia Cleide Pereira (Curso Técnico em Informática) e José Carlos do Nascimento (Licenciatura em Educação do Campo).
Confira algumas das ações que serão implementadas pelo FabLab PotiMaker:
● Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Arduino e Internet das Coisas (IoT).
● Cursos FIC em Robótica Educacional.
● Curso de Robótica educacional para alunos dos municípios da microrregião (projeto de extensão).
● Preparação de alunos para olimpíadas de robótica.
● Suporte aos eventos do campus na área de tecnologia (Expotec, Mostra Técnica).
● Construção de mini FabLab em uma escola pública da microrregião do litoral sul do RN, com equipamentos fabricados no PotiMaker.
● Projeto de uma impressora 3D fabricada com sucatas dos laboratórios de manutenção.
● Construção de um dispositivo que automatiza o processo de ventilação manual para pacientes em situação de emergência, onde não há ventiladores suficientes. O protótipo denominado OxyGEN recebeu aprovação da AEMPS (Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde), é um projeto de hardware aberto e possui todas as informações necessárias para construí-lo disponíveis gratuitamente.
● Desenvolvimento de EPI´s como, por exemplo, protetores faciais, muito usados na atual situação de pandemia.
● Projeto de controle de acesso com triagem de temperatura e túnel de desinfecção contra Covid-19 (projeto recém aprovado no Edital Conif 01/2020, com participação de um servidor e um aluno do campus Canguaretama, junto com servidores do campus Natal-Central).
● Projeto de instrumentos de medição de velocidade e aceleração para laboratório de Física.
● Projeto para medição de temperatura em experimentos no laboratório de Química.
● Projeto de sistema didático de irrigação automática de baixo custo, alimentado por energia solar.
● Projeto de instrumentos musicais eletrônicos (theremin, sintetizadores).
● Projeto de medição de qualidade de biocombustíveis.
● Projeto de medidor de energia alternativo, conectado à internet, que disponibiliza informações personalizadas sobre demandas e tarifas.
● Projeto de monitor de frequência cardíaca para usa nas aulas de educação física.
● Desenvolvimento de kits didáticos para auxiliar no estudo da metrologia.
● Fabricação de peças para jogos matemáticos, para uso na Licenciatura em Educação no Campo (ênfase Matemática).
● Fabricação de peças para exposições de arte cinética.