Setembro Amarelo
ETEP/Psicóloga, COAES e Grêmio Estudantil convidam para o Setembro Amarelo.
Ações acontecem durante todo o mês de setembro no campus.
Publicada em 10/09/2018 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 20:00

A ETEP (Equipe Técnico-pedagógica) / Psicóloga, COAES (Coordenação de atividades estudantis) e o Grêmio Estudantil Madalena Antunes convidam toda a comunidade Acadêmica à participar das ações do Setembro Amarelo. Durante todo o mês serão realizadas rodas de conversa, debates, grupos de acolhimento (Happy Hour das Garotas) e mobilizações dos alunos no campus, visando a conscientização e a promoção do diálogo sobre os temas: Saúde mental e Prevenção ao Suicídio.
O que o Setembro Amarelo?
O Setembro Amarelo foi uma campanha criada com o objetivo de informar e conscientizar as pessoas sobre o suicídio. Geralmente, a pessoa com ideias suicidas tem seu comportamento motivado pela existência de alguma doença psíquica, como a Depressão. A campanha teve início em 2014, com um movimento internacional, marcado pelo dia 10 de setembro como dia internacional de prevenção ao suicídio. No Brasil, teve início em 2015, através da mobilização do CVV, da Associação Brasileira de Psquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). A cor tem o intuito de chamar a atenção para o fenômeno, já que com o aumento passou a ser uma questão de saúde pública. A melhor forma de prevenção são diálogo e discussões que abordem o tema.
Como buscar ajuda?
A ajuda pode ser oferecida por pessoas dispostas a acolher quem está em situação de sofrimento psíquico e encaminhar para um serviço especializado em Saúde Mental. Há ainda o atendimento prestado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que é uma ONG que atua no campo da prevenção ao suicídio. O número do CVV é o 188 e a ligação é sigilosa e gratuita.
- Palavras-chave:
- ensino servidores