Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

REDE FEDERAL

Plataforma virtual leva capacitação para servidores da Rede Federal

Construção da PlaforEDU contou com atuação direta de servidores do IFRN

Publicada em 05/05/2022 Atualizada em 29 de Março de 2023 às 19:56

“Feito na Rede, pela Rede, com a Rede e para a Rede”. Assim é classificada a plataforma digital PlaforEDU, que busca contribuir com a formação de servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

A plataforma busca levar capacitações para servidores da Rede Federal, com a finalidade de potencializar a atuação da Educação Profissional, compondo o Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Plafor).

Por trás da adaptação do Plafor ao mundo digital, estão a coordenadora-geral de Desenvolvimento de Pessoas, Silvilene Silva; o coordenador da PlaforEdu, Fábio Ribeiro; ambos do ministério da Educação (MEC); e a coordenadora-geral do Plafor, professora Patrícia de Albuquerque Maia, do Campus Lajes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A plataforma digital foi desenvolvida pelo IFRN, com a coordenação do professor Thiago Medeiros, do Campus Natal-Zona Leste, e pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), contando com a coordenação do professor Raymundo Carlos Machado. O lançamento da plataforma aconteceu em dia 13 de abril de 2022.

O professor Thiago Medeiros faz uma reflexão sobre a vasta oferta de informações presentes na web e a necessidade de adaptar-se ao meio digital: “Imagina um servidor que acabou de entrar no serviço público e precisa entender o aparato legal da sua profissão, ou quer melhorar alguma das suas atividades administrativas como gestor ou técnico; ou um docente, que fica atordoado com tantas novas tecnologias e metodologias educacionais e necessita se reinventar, mais ainda devido à pandemia; ou então um servidor que está prestes a se aposentar e ainda não planejou sua nova rotina”. Segundo Medeiros, os perfis citados têm algo em comum: a preocupação em encontrar cursos capacitantes de qualidade.

“A PlaforEDU vem de encontro [a esse desafio] como uma plataforma que busca ajudar a todos esses perfis de servidores a encontrar cursos com qualidade e indicados por especialistas, a fim de dar suporte ao desenvolvimento de competências profissionais”, destacou.

Na plataforma, são ofertados, ao todo, 283 cursos gratuitos, divididos por competências. As ofertas de curso incluem: Iniciação ao Serviço Público nos Institutos Federais; Educação Especial: histórico, políticas e práticas; Desenvolvendo competências em informações acadêmicas e profissionais; Desenvolvendo Times de Alta Performance; e Inserção Digital na Aposentadoria

De acordo com a professora Patrícia Maia, nos primeiros cinco dias de funcionamento, a plataforma contou com 15 mil acessos, contabilizando usuários de 16 países. Para saber mais, acesse a página da PlaforEDU.

Capacitação gratuita

Com o objetivo de contribuir com o Ensino, com a Pesquisa, com a Inovação e com a Extensão, através de itinerários formativos disponibilizados na plataforma, a PlaforEDU colabora com a construção de competências de servidores da Rede Federal relativas aos processos educacionais.

Embora o plano de formação continuada destinada a professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) e a servidores técnicos-administrativos em Educação (TAE) da Rede Federal, Patrícia ressalta que qualquer pessoa, de qualquer órgão, seja do Brasil ou de qualquer lugar do mundo, pode acessar a plataforma e usufruir de suas capacitações.

“Essa formatação é inovadora. Nós encontramos algo similar na Austrália, mas lá não é [disponibilizado] de forma gratuita, como estamos entregando aqui para toda a sociedade. É algo realmente único, gigantesco”, declarou a docente.

Acesse:

Página da PlaforEDU

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas