Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

Extensão

Projeto de extensão do Campus Currais Novos destaca a cultura local

Publicada em 19/10/2017 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 04:27

Festa de Nossa Senhora do Rosário na comunidade da Boa Vista dos Negros
Festa de Nossa Senhora do Rosário na comunidade da Boa Vista dos Negros

No dia 14 de outubro (sábado) a coordenadora de extensão Cristiane de Brito e o professor Duarte Júnior (sociologia) participaram das comemorações da Festa de Nossa Senhora do Rosário na comunidade da Boa Vista dos Negros. Trata-se de uma festa que afirma a cada ano sua tradição e as memórias de sua população no universo cultural da região Seridó. A apreciação do evento foi possível devido ao desenvolvimento do projeto de extensão “Revelando histórias do Seridó negro” coordenado pelo professor Duarte através de oficinas e vivencias em fotografia com o objetivo de estimular crianças, jovens e adultos a registrarem o cotidiano e as festas da comunidade.

 

O projeto aprovado por meio do Edital 02/2017-PROEX-IFRN tem como objetivo principal o desenvolvimento cultural e busca conhecer e reconhecer histórias das populações negras da região Seridó. Através de metodologias da imagem e da voz que retratam a vida cotidiana, busca dar visibilidade à cultura negra seridoense materializando-a em uma exposição fotográfica que ocorrerá ao final do projeto.

 

Sendo ainda desenvolvido pelas estudantes Natália Yolanda e Marília Gabriela do curso de Manutenção e Suporte em Informática do campus Currais Novos e bolsistas do projeto, firmou-se uma parceria com a Associação Comunitária, na pessoa de sua responsável, Maria do Socorro, através do que tem sido possível a realização do projeto. Já somam pontos positivos a doação de dois computadores e equipamentos, bem como o conserto de mais seis pertencentes à associação, que será de importância para o desenvolvimento desse e de outros projetos.

 

 

A equipe do projeto acredita que “Revelar histórias de Seridó negro” significa reconhecer a diversidade de expressões culturais da região, compartilhar vozes e gerar consciência étnica, desconstruir preconceitos, construir o sentimento mútuo de respeito e pertença, e com isso promover desenvolvimento cultural.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas