Gestão
Comissões Temáticas do PDI elaboram os objetivos estratégicos para o IFRN 2019-2023
Entre 25 de julho e 17 de outubro, o Suap recebeu 597 contribuições diretas e mais de 40 mil manifestações de concordância/discordância.
Publicada em 03/09/2018 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 20:17

“Qual IFRN você quer para os próximos cinco anos?”. É por meio desse questionamento que o Instituto analisa, neste momento, as sugestões enviadas, via Suap, pelos alunos e servidores, como objetivos a serem estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. O espaço para envio de proposições esteve disponível entre os dias 25 de julho e 17 de agosto e recebeu 597 contribuições diretas e mais de 40 mil manifestações de concordância/discordância, que serão cruzadas em indicadores de desempenho. Após essa etapa, será possível adotar metas que poderão ser alcançadas nos próximos cinco anos.
O objetivo principal do PDI, nesse sentido, é identificar, de forma ampla e irrestrita, quais são as sugestões para a proposição de melhorias na atuação institucional. De acordo com Solange Marlene Thomaz, da Coordenação de Monitoramento de Projeto, a Comissão Central avalia a participação da comunidade como positiva, demonstrando alto envolvimento da comunidade e o desejo de ver a instituição cada vez maior. “A Comissão Central avalia que a participação da comunidade foi muito positiva, graças ao trabalho de sensibilização feito pelas Comissões Locais e à adesão em massa à ferramenta de crítica social (concordo/discordo)”, disse.
Como é feito
Em um primeiro momento, as sugestões são filtradas e analisadas pelas Comissões Locais dos PDI em cada Campus. Posteriormente, as Comissões Temáticas elaboram os objetivos estratégicos do IFRN, apoiando-se em diagnósticos, nos marcos legais, e levando em conta as contribuições da comunidade já analisadas pelas Comissões Locais. A triagem das contribuições permitirá o estabelecimento dos objetivos estratégicos e as metas de todas as áreas que formam a Instituição para um período de cinco anos.
Quem constrói o PDI
A construção do PDI é coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) e conta com as comissões central, logística e locais que se reúnem semanalmente. Com as sugestões dos discentes e servidores, realizadas via Suap, as comissões sistematizam as sugestões da comunidade. As primeiras propostas de objetivos e metas do PDI são colocadas para uma nova consulta pública a estudantes e servidores, os quais podem comentar item a item. Após esse período, as comissões voltam a se reunir e sistematizam as novas contribuições. Nesse momento, o PDI é divulgado de forma pública, podendo ser acessado por todos os cidadãos para análise e contribuição. As comissões voltam a ler os enunciados e finalizam a minuta definitiva do documento. Após todo esse processo, o PDI é enviado para o Conselho Superior da Instituição.
Quando
Atualmente, o PDI se encontra na fase em que as comissões temáticas elaboram os objetivos estratégicos para os próximos cinco anos. A finalização do documento está prevista para dezembro.
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores