Gestão
Pró-Reitoria de Planejamento divulga metodologia de construção do PDI
Documento traz as diretrizes da Instituição para os próximos 4 anos
Publicada em 20/06/2018 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 20:07

Chegando ao encerramento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) dá início aos trabalhos para a atualização do documento. O PDI traça os objetivos estratégicos e as metas de todas as áreas que formam a Instituição para um período de quatro anos.
Número de estudantes, servidores, quantos e quais cursos ofertar, projetos de pesquisa, extensão, recursos para infraestrutura, apoio estudantil. Todos esses dados e outros mais formam o PDI. O documento, portanto, precisa ser construído com base em um grande conhecimento sobre a Instituição e a sociedade potiguar. Isso porque as metas devem ter como objetivo atender as necessidades dos campi e da Reitoria, seus servidores e estudantes, mas, principalmente, da sociedade. Assim, o ponto de partida são os documentos normativos da Instituição, que dizem quem ela é e como deve funcionar, e o Plano em vigor.
Quem constrói o PDI
É um esforço conjunto de servidores, estudantes e integrantes da sociedade potiguar, com coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. O trabalho começa com as diretrizes das comissões, que analisam os documentos e sistematizam o que já existe com as novas necessidades e as sugestões da comunidade. Paralelo a isso, todos os estudantes e servidores podem fazer suas sugestões. Ao final, a sociedade potiguar é convidada a avaliar o que foi feito e acrescentar suas observações.
Como
As comissões central, logística, temáticas e locais se reúnem semanalmente. Estudantes e servidores dão suas sugestões gerais em uma primeira consulta pública que será realizada pelo Suap. As comissões sistematizam as sugestões da comunidade com o que elaborou. A primeira proposta de objetivos e metas do PDI é colocada para uma nova consulta pública a estudantes e servidores, que, desta vez, podem comentar item a item o que foi construído até então. As comissões voltam a se reunir e sistematizar as novas sugestões, finalizando a minuta do documento. Neste momento, ela é divulgada de forma pública, de maneira que qualquer cidadão possa analisá-la e enviar suas observações. As comissões voltam a ler as sugestões e finalizam a minuta definitiva do documento, que é enviada para o Conselho Superior da Instituição.
Quando
As comissões iniciaram seus trabalhos. Nesta semana, se reúnem em quatro campi diferentes, a fim de uniformizar as formas de atuação. As datas das consultas públicas serão divulgadas em breve. O PDI 2019-2022 deve estar pronto até dezembro de 2018.
COMISSÕES
Central
Logística
Temáticas (Políticas de Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas e de Inovação; Políticas de Gestão e Políticas de Infraestrutura)
Locais (campi e Reitoria)
REUNIÕES COMISSÕES CENTRAL E LOCAIS
DATA | LOCAL | CAMPI PARTICIPANTES JUNTO COM A COMISSÃO CENTRAL |
---|---|---|
20.06.2018 | Campus Mossoró | Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros, Ipanguaçu |
20.06.2018 | Campus Currais Novos | Currais Novos, Caicó, Santa Cruz, Parelhas |
20.06.2018 | Campus João Câmara | João Câmara, Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi |
20.06.2018 | Campus Natal-Zona Norte | Natal-Zona Norte, Parnamirim, Canguaretama, São Gonçalo do Amarante, Nova Cruz |
21.06.2018 | Campus Natal-Central | Natal-Central, Educação a Distância, Natal-Cidade Alta, Lajes, Macau |
MUDANÇAS
- Internacionalização passa de macroprocesso da dimensão Gestão Estratégica para dimensão estratégica;
- De dimensão, a Governança passa a permear todas as dimensões estratégicas;
- Análises e sugestões da comunidade e que as comissões apontarem.
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores