Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

CONEDU

Discentes e docentes da Licenciatura em Biologia em Evento Nacional

O Congresso Nacional de Educação, ocorrido na semana passada em João Pessoa - PB, mobilizou pesquisadores de vários estados brasileiros e dentre eles, representantes do IFRN - Campus Macau com artigos aprovados de suas referidas pesquisas

Publicada em 24/11/2017 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 01:35

Os eventos científicos constituem num espaço propício para expor as inquietações e ideias acerca dos mais variados assuntos, de modo que os objetos estudados pelos pesquisadores sirvam como base para o melhoramento do fazer científico e/ou do ensino. Pautados na ressignificação dos conceitos relativos ao processo de ensino-aprendizagem ou outros assuntos correlacionados, discentes do Curso Superior da Licenciatura em Biologia e seus orientadores, participaram do IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido no período entre 15 a 18/11/2017, na capital Paraibana. 

Um momento ímpar para os envolvidos, visto que o campus Macau aprovou neste congresso, um total de 15 artigos que foram apresentados no decurso desses quatro dias. A mobilização da ida para tal divulgação científica contagiou, além dos graduandos, duas discentes do Curso Técnico Integrado em Química, que inseridas num projeto de pesquisa, escreveram um relato de experiência. Destaca-se a importância dada a escrita acadêmica, bem como a postura de uma formação que está além dos espaços delimitados pelos “muros” da Instituição. 

Para conhecimento, sugerimos a leitura dos artigos publicados no IV  CONEDU, a saber:

 

 

Título: Planos de aula para o ensino de ciências: uma análise das atividades disponíveis na Plataforma o Portal do Professor

Autor: Edimara Delerino Ciríaco

Coautores: Edwilliam Sabino de Sousa, Gilderlandenn Pimentel da Rocha, Rosy Dayanne Fernandes Nascimento

Orientador: Carlos Allan de Souza Oliveira

 

Título: O ensino tradicional à abordagem humanista: uma análise do filme Sociedade dos Poetas Mortos

Autor: Demóstenes Dantas Vieira

Coautores: Efraim de Alcântara Matos, Josenildo Pinheiro da Silva, Pedro Felipe de Lima Henrique

 

Título: A Educação Inclusiva no IFRN/Campus Macau: dilemas e possibilidades na prática dos profissionais docentes nos processos educativos inclusivos dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento

Autor: Francisca dos Santos Pimentel

Coautores: Maria Aparecida dos Santos Ferreira, Ramon Igor da Silveira Oliveira

Orientador: Maria Aparecida dos Santos Ferreira 

 

Título: Língua Portuguesa e Matemática: ações integrativas

Autor: Francisco Djnnathan da Silva Goncalves

Coautores: Efraim de Alcântara Matos, Ana Carolina de Lima Silva, Annaly Syamme do Nascimento Nogueira

 

Título: O ensino da literatura e a formação de leitores na contemporaneidade

Autor: Josenildo Pinheiro da Silva

Coautores: Demóstenes Dantas Vieira, Pedro Felipe de Lima Henrique

 

Título: A abordagem sobre gêneros digitais em um livro didático para o Ensino Médio

Autor: Pedro Felipe De Lima Henrique

Coautores: Demóstenes Dantas Vieira, Josenildo Pinheiro Da Silva

 

Título: Máquina para Ícaro: construção de olhares sobre a composição do espetáculo teatral

Autor: Abraão Lincoln Rosendo Frazão

Orientador: José Sávio Araújo de Oliveira

 

Título: O PIBID – subprojeto de Biologia e o ensino de ciências: percepção dos alunos da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Bezerra sobre a sua importância

Autor: Ingrid Janaína da Silva Ferreira 

Coautores: Maria Aparecida dos Santos Ferreira, Paulo Cezar Pereira Ramos

Orientador: Maria Aparecida dos Santos Ferreira

 

Título: Proposta pedagógica: o uso do RPG no ensino de Biologia

Autor: Janisia de Medeiros Viana

Coautores: Luiz Otávio Silva Santos, Vanessa Yngrid da Silva

Orientador: Luiz Otávio Silva Santos

 

Título: Educação de Jovens e Adultos: um estudo da LDB 9.9394/96 e do PNE (2014-2024) – Lei nº 13.005/2014

Autor: Jamilly Leite Olegário 

Orientador: Maria Aparecida dos Santos Ferreira 

 

Título: O papel da educação na sociedade capitalista: a percepção de trabalhadores da relação entre educação e o trabalho – Macau-RN

Autor: Lais Silva do Vale Cordeiro

Coautores: Rayane Borges Ananias dos Santos

Orientador: Maria Aparecida dos Santos Ferreira

 

Título: Como a escola lida com o diferente: análise de perfil de duas comunidades escolares diante da diversidade sexual

Autor: Larissa Aparecida Silva Costa

Coautores: Janisia de Medeiros Viana, Natália Lopes da Silva, Vanessa Yngrid da Silva

Orientador: Luiz Otávio Silva Santos

 

Título: O ensino de reprodução humana e sexualidade dentro da disciplina de Biologia: estudo de caso em uma turma do 1º ano do Curso de Recursos Pesqueiros no IFRN-Campus Macau

Autor: Vanessa Yngrid Da Silva

Coautores: Janisia De Medeiros Viana, Larissa Aparecida Silva Costa , Natália Lopes da Silva

Orientador: Danyelle Alves da Silva

 

Título: A importância do Ensino de Astronomia: um estudo de caso em escolas públicas do Alto do Rodrigues/RN

Autor: Rafael Bruno Olegário Figueiredo

Orientador: Úrsula Lima Brugge 

 

Título: O papel do PIBID na escolha pela carreira docente: um agente ativo na manutenção do número de professores

Autor: Ramon Igor da Silveira Oliveira

Coautores: Luiz Otávio Silva Santos

Orientador: Luiz Otávio Silva Santos

 

Palavras-chave:
ensino servidores

Notícias relacionadas