Publicação de livro
Aluna do Campus Mossoró escreve livro de ficção sobre transtornos mentais
Obra está prevista para ser lançada no IFMO, no Festival de Artes
Publicada em 14/11/2019 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 06:11

Intitulado de “Setores – Desafie o Setor 1”, o livro de Clara Fernandes, aluna do Curso Técnico Subsequente em Saneamento, trata sobre transtornos mentais e o preconceito ainda existente a respeito deste assunto. “No país fictício do livro, a jovem Melissa é enviada ao Setor 1, o local onde os portadores de transtornos mentais são enviados para trabalhar para o resto da população considerada normal. A emoção do livro também gira em torno do irmão mais velho de Melissa, Nicholas, que tenta a todo custo tirar ela de lá”, conta Clara.
A obra, que está prevista para ser lançada no IFMO, no Festival de Artes, foi inspirada em situações pessoais. “Há 7 anos eu lido com transtornos mentais. Eles me acompanharam e infelizmente muitas pessoas não compreendem a situação que eu vivencio, então achei que se eu mostrasse numa ficção o que eu sinto, seria uma forma leve de mostrar a realidade”, esclarece a escritora.
O livro foi totalmente produzido de forma independente e o processo de criação durou cerca de 6 meses. “Eu montei a ideia geral e fui anotando os pontos principais. Em seguida eu usei o conhecimento que eu já possuía com relação as reações e consequências dos transtornos mentais”, explicou a aluna.
Para a jovem autora, a publicação do livro é um sonho de anos e que agora está se realizando. “É uma sensação inexplicável. Há anos eu sonhava em realmente publicar uma obra desse tipo e depois de diversas tentativas eu sinto um alívio de saber que uma história minha pode parar nas mãos de muitas pessoas”, revela.
Saúde mental: todos nós podemos estender a mão para ajudar ao outro
Transtornos mentais como a ansiedade, depressão e distúrbios alimentares, podem afetar qualquer pessoa em qualquer época da sua vida. Essas crises de saúde mental ocasionam uma variedade de condições que abalam o humor, o raciocínio e o comportamento.
Pessoas nessas situações devem receber apoio, compreensão e compaixão. Caso contrário, se sentirão isoladas e temerosas em buscar ajuda efetiva e tratamento com os profissionais de Psicologia.
Independente de quem formos e o que fazemos, nós podemos combater os efeitos danosos do estigma estendendo nossa amizade, apoio e compreensão ao invés de julgarmos e discriminarmos. A saúde mental é componente chave de uma vida saudável.