OBMEP
IFRN é o maior medalhista do Nordeste e o 2º do Brasil entre os Institutos Federais
A instituição conquistou todas as medalhas de ouro e de prata entre referentes ao Rio Grande do Norte. O Campus Mossoró conquistou 3 medalhas de prata, 1 de bronze e 16 menções honrosas.
Publicada em 30/11/2015 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 05:46

Mais uma vez, os alunos do ensino médio integrado do IFRN se destacam na premiação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Com um total de 29 medalhas e 162 menções honrosas, o Instituto conquistou todas as medalhas de ouro e prata concedidas no Rio Grande do Norte ao nível 3 - referente ao ensino médio. Entre os Institutos Federais, o IFRN é o maior medalhista do Nordeste e o segundo do Brasil, ficando atrás do IFES, que conseguiu um número de 32 medalhas.
Se considerarmos apenas as medalhas de ouro, o IFRN fica ao lado do IFSC e do IFBA como maiores premiados entre os Institutos, com 2 medalhas de ouro cada. Além das 2 de ouro, os alunos da Instituição potiguar conseguiram 13 de prata e 14 de bronze. O resultado foi publicado hoje (27) no site da OBMEP e é dividido por estado e nível.
As 2 medalhas de ouro do RN foram para os estudantes Victor Moura de Brito, do Campus Natal-Central, e Luiz Carlos Viana Francelino Filho, do Campus Parnamirim. Eles ficaram com a 12º e a 28º maior nota entre todos os alunos do Brasil que fizeram a Olimpíada. As 13 medalhas de prata ficaram com os campi Natal-Central, Currais Novos, Mossoró, João Câmara e Caicó. Luiz Carlos comenta que se preparou para a Olimpíada refazendo as provas aplicadas em anos anteriores, sempre dando mais ênfase nos estudos dos conteúdos nos que encontrava mais dificuldades. O Campus Mossoró conquistou 3 medalhas de prata, 1 de bronze e 16 menções honrosas.
Das 24 medalhas de bronze do nível 3 no estado, 14 ficaram com o IFRN, sendo elas as representativas das melhores notas nessa categoria de premiação. Das 219 menções honrosas concedidas, a grande maioria, 162, também foi para o Instituto.
O professor Valdemiro Júnior, responsável pela realização da OBMEP no Campus Parnamirim, declarou que acompanha de perto desde a preparação dos alunos até a premiação. Para ele, a OBMEP é o maior evento de competição científica para os estudantes das escolas públicas do Brasil. O reitor Belchior de Oliveira Rocha fez questão de parabenizar todos os alunos e servidores envolvidos com o resultado. "Sabemos que é fruto do esforço dos nossos alunos, professores e técnicos-administrativos. A conquista é muito significativa para a vida acadêmica dos estudantes, além de ser um incentivo à participação em outros eventos dessa natureza", comentou o reitor do IFRN.
Em sua 11ª edição, a OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Acesse:
Fonte: Reitoria