Carta de Natal resume propostas
Evento foi encerrado nesta sexta-feira
Publicada em 26/11/2010 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:03
A leitura, assinatura e entrega à SETEC da Carta de Natal, contendo as propostas dos educadores participantes, encerrou o I Fórum Nacional das Licenciaturas dos Institutos Federais, na tarde desta sexta-feira, 26. O documento foi entregue à representante da Secretaria de Educação Tecnológica, Nilva Schroeder, que também estava representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).
O documento final contêm as recomendações dos participantes, no que se refere a gestão, infraestrutura, formação de professores e questões pedagógicas necessárias aos cursos de licenciaturas dos Institutos Federais. "Este fórum, e o documento final que resultou dele, se constituem importante ferramenta porque muitos não compreendem que a valorização dos professores passa pela qualidade de sua formação", disse o professor Wyllys Abel Farkatt, Pró-Reitor de Extensão e representante do Reitor do IFRN no encerramento.
Para a representante da SETEC e do CONIF, Nilva Schroeder, os educadores abraçaram uma causa. "Todos os diálogos feitos durante o Fórum das Licenciaturas enriquecem o grande desafio que é a valorização das licenciaturas", afirmou. E garantiu: "Muitas das questões propostas já constam na pauta do CONIF, e as que não estiverem serão colocadas".
Próxima edição será em Santa Catarina
Antes de encerrar o Fórum, os participantes decidiram fundir dois eventos: o Senalifes (Seminário das Licenciaturas) e o Fenalifes (Fórum das Licenciaturas). "A fusão deverá transformar o evento em um Congresso, onde discutiremos o conhecimento científico a respeito das licenciaturas, como se faz no Seminário, e tomaremos decisões importantes, como fizemos aqui no Fórum", destacou um dos organizadores, Robson Pacheco.
O Congresso das Licenciaturas, em 2011, será realizado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). "Espero que estejamos de mente e coração abertos porque teremos muitos diálogos a compartilhar em 2011. Desde já nos prontificamos a recebê-los no próximo ano", declarou Schroeder, que é professora e Pró-Reitora de Ensino no instituto catarinense.
Acesse a página do evento para ler a Carta de Natal e fazer download das palestras do Fonalifes.