Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

EXAME DE SELEÇÃO 2023

Divulgado Resultado Preliminar da Prova Discursiva

São 3.212 vagas, para ingresso já no primeiro semestre letivo de 2023

Publicada em 29/12/2022 Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:04

Candidatos devem ficar atentos aos prazos
Candidatos devem ficar atentos aos prazos

O Exame de Seleção do IFRN entrou, na terça-feira, 27/12, em uma nova etapa. Seguindo o cronograma do Edital nº 40/2022, foi divulgado o Resultado Preliminar da Prova Discursiva, acessível individualmente a partir do Portal da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), que executa o processo seletivo. Além do resultado, as alunas e alunos devem dar atenção ao prazo para o pedido de recursos contra o Resultado da Prova Discursiva – 28 e 29/12/2022 – e o resultado desses recursos, agendado para 12 de janeiro de 2023.

Com 3.212 vagas, para ingresso já no primeiro semestre letivo de 2023, o Exame de Seleção ainda trará etapas como o procedimento de heteroidentificação.

Heteroidentificação

A autodeclaração de estudantes como negras/negros ou indígenas, realizada no ato da inscrição do processo seletivo, será confirmada através de um procedimento de heteroidentificação, realizado por uma comissão responsável pela validação das informações apresentadas. A operação ocorre de acordo com resolução específica, aprovada pelo Conselho Superior do Instituto (Consup/IFRN).

Segundo o Edital, a aferição de cor/etnia negra (preta ou parda) não se refere à apresentação de documentos, como Certidão de Nascimento, ou à ascendência de cada candidata/candidato, ou seja, quem são seus pais, avós ou bisavós. A confirmação ocorrerá, porém, e tão somente, conforme as características físicas do próprio candidato. Esse processo seguirá ritos específicos, descritos no edital. Entre eles, o preenchimento e entrega, no momento da aferição, do formulário de autodeclaração e autorização de imagem, conforme os anexos VII e IX do Edital.

Agendada para acontecer no período de 23 de janeiro a 1º de fevereiro de 2023, cada participante – perante a Comissão Local de Heteroidentificação – deverá realizar os seguintes procedimentos:

  • Se posicionar de frente para a câmera do equipamento da comissão;
  • Responder aos seguintes questionamentos: “Você confirma a sua autodeclaração como candidato preto ou pardo?”; “Você autoriza a gravação em vídeo e uso das imagens do procedimento de heteroidentificação pelo IFRN?”;
  • Mostrar o dorso de ambas as mãos para a câmera, conforme for orientado;
  • Fazer os movimentos para visualização dos perfis de seu rosto, conforme for orientado; e
  • Assinar declaração de comparecimento.

Para segurança e integridade do procedimento, todo o processo de aferição será gravado e as imagens permanecerão sob a guarda do IFRN.

Acesse:

Edital nº 40/2022

Portal da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern)

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas