FORMAÇÃO
I Encontro de Pesquisa e Formação Docente em Letras acontece no Campus Natal - Central
Evento teve início na manhã desta segunda-feira e se estende até terça, 30
Publicada em 29/08/2022 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:33

Na manhã desta segunda-feira, 29 de agosto, teve início o I Encontro de Pesquisa e Formação Docente dos cursos de Licenciaturas em Letras do Campus. O evento de abertura aconteceu das 8h às 12h, no Miniauditório Central do bloco C do CNAT. O encontro é um evento de caráter formativo, organizado pelos docentes dos cursos de Letras Espanhol e Letras Português-Espanhol, com o propósito de contribuir nos campos da pesquisa e especificidades de graduação.
O evento contou com a presença de José Arnóbio, Reitor do IFRN, e Jonas Lemos, Diretor-Geral do CNAT. Além deles, estiveram presentes membros do grupo gestor do Campus Natal-Central, como a Diretora de Extensão, Lúcia Lúcio; o Diretor de Pesquisa e Inovação, Handson Pimenta; o Diretor de Ensino, Plácido Neto; e Rafael Melo, Diretor Acadêmico de Ciências. Além deles, Samuel Lima, Assessor de Extensão e de Relações Internacionais do IFRN, esteve na mesa de abertura. O professor Pedro Cortegoso, representante do Ministerio de Educación y Formación Profesional del Reino de España, foi o convidado especial da programação, e ministrou uma palestra intitulada "A internacionalização da língua espanhola e seu valor econômico".
Stephanny Nunes, estudante do 3º período da Licenciatura em Letras -
Espanhol, foi uma das discentes que estiveram presentes na conferência de
abertura. Para ela, o intercâmbio cultural foi um dos principais
aspectos que chamaram a atenção para o encontro. "Acho que foi uma
grande oportunidade para que os alunos de letras pudessem ter esse
contato com outro país sem sair do campus. O professor Pedro
trouxe um assunto importante para discussão em sua palestra, que é
justamente essa importância do idioma espanhol em uma perspectiva
global. O evento como um todo foi lindo", relatou.
O Diretor-Geral do Campus Natal-Central, Jonas Lemos, em seu momento de fala, ressaltou o investimento atual do campus na área da pesquisa, que gira em torno de 350 mil reais. "Ainda é pouco, mas é uma sinalização de que estamos imbuídos, decididos a investir em pesquisa e extensão. Parte desse recurso, inclusive, está dedicado à pesquisa na área de estudo da língua espanhola", destacou. Jonas também falou sobre a possibilidade de ter um projeto de um grande núcleo de estudos em idiomas no CNAT. “Nosso desejo é ter esse centro de línguas do tamanho dos sonhos que nós temos, e do tamanho dessa instituição, que esse ano faz 113 anos”, concluiu.
Para o professor José Arnóbio, Reitor do IFRN, a capacitação tem um caráter especial em razão da carência da formação docente no Brasil. "Esses eventos, especialmente, para os cursos de licenciatura em espanhol e da dupla licenciatura em português/espanhol, são fundamentais para o crescimento e a troca de informações entre os alunos e os profissionais que já atuam há algum tempo. No nosso país, infelizmente, a formação docente sempre foi negligenciada. Precisamos fazer com que nossos futuros professores tenham esse conhecimento mais amplo ao adentrarem nas escolas", explicou.
- Palavras-chave:
- ensino