Instituto perde um de seus primeiros coordenadores de teatro
Prof. Walfredo Brasil será sepultado hoje (22) às 10h30min
Publicada em 22/03/2010 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:08
Faleceuneste domingo (21), aos 81 anos, o professor do IFRN, Walfredo Pereira Brasil, aposentadodesde 1991. Sua atuação na antiga ETFRN começou em 1970 no ensino de Matemática.Durante sua permanência na Instituição, chefiou a Coordenação de Recursos Didáticos(1976/1977) e o Departamento de Ensino (1985/1986).
Uma das principaiscontribuições do professor Walfredo Brasil esteve ligada à coordenação do Grupode Teatro Laboratório da ETFRN, no início da década de 80.
Dirigiu, entre outras peças, “Sonho de um palhaço”, de suaautoria, “Lampiaço Rei do Cangão” e “As quixotescas aventuras de Lampiaço eBeija-flor”, de autoria do paraibano José Bezerra Filho.
Quem lembradele com carinho é o chargista do Diário de Natal, Ivan Cabral, que fezGeologia na antiga ETFRN. “Ele era professor de um amigo meu. Mas esse amigo, sabendoque ele era um amante dos quadrinhos e falava muito disso, levou uns tablóidesmeus para o professor Walfredo, que, nós do GRUPEQ - Grupo de Pesquisa emQuadrinhos aqui do RN — ainda chamamos de Dom Lucas, porque ele foi umreligioso no passado. Então, ele foi a pessoa que aglutinou esses jovens queestudavam aqui e nos colocou em contato com o pessoal mais antigo, pessoal quejá lidava com quadrinhos desde o início da década de 1970. Foi através desseconvívio que eu pude me encaminhar para essa área realmente de produzir quadrinhos,humor e charge”, revelou em entrevista concedida à equipe do projeto centenáriodo IFRN, em 2008.
O corpo doprof. Walfedo está sendo velado no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, e osepultamento será às 10h30min desta segunda (22).