Intercambistas e Diretora da ACCC participam de Curso de Português
Publicada em 19/08/2011 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:57
A Diretoria de Extensão do Campus Natal Central(DIREX/CNAT), por meio da Coordenação de Projetos e Relações Comunitárias(COPREC), iniciou nesta semana, dia 17/09, o Curso Intensivo de Português Segunda (ou Outra)Língua para alunos intercambistas e para a Diretora Internacional de Parceriasda Association of Canadian Community Colleges (ACCC), Marie-Josée Fortin.
O curso tem duração deduas semanas e oportuniza aos participantes um processo de aprendizagem maisrápido do nosso idioma para que possam interagir melhor nas disciplinas e emsuas vidas sociais no Brasil. De acordo com a professora de Língua Portuguesa doIFRN, Iaçonara Miranda de Albuquerque, as aulas permitem aos estudantes não sóo aprendizado da língua, mas também da cultura brasileira. “O curso tem porbase a abordagem comunicativa e a proposta pedagógica de Freinet, na
São cinco alunos dediferentes nacionalidades (Japão, Itália, Alemanha, Bélgica e Honduras),oriundos dos programas de intercâmbio, na modalidade high school, convênioentre IFRN com a AFS Intercultural Brasil e Rotary Internacional do Brasil, quejuntos com a diretora Canadense, Marie-Josée, compartilham a experiência.
Para Marie, o cursorepresenta uma qualificação profissional devido a necessidade de compreensão euso do português em suas relações com os órgãos integrantes do ConselhoNacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científicae Tecnológica (CONIF) que mantém parcerias com a Associação Comunitária dosColleges Canadenses (ACCC), como os programas de Intercâmbio Educacional paratecnólogos e o projeto Mulheres Mil.
Os estudantes doprograma, o qual tem duração de um ano, chegaram dia 16/08 e estão residindocom “famílias hospedeiras” (termo utilizado para as famílias que acolhem ointercambista). O curso, de acordo com os adolescentes, tem grande importânciapor auxiliar os primeiros momentos de convívio com o idioma, ajudando na faseda ambientação. "Busco no intercâmbio uma oportunidade de conhecer uma nova cultura, uma outra língua e um modo diferente de educação, uma nova perspectiva", disse Alice Fasso, 17, italiana.
Após o Curso de Português Segunda (ou Outra) Língua, os estudantes terãoaulas de história e geografia do Brasil e a representante da ACCC viajará paraBrasília a trabalho.