CURSO DE EXTENSÃO
Módulos do Curso de rabeca acontecem no Campus
Desenvolvido em parceria com a ONG Conexão Felipe Camarão e o Campus Cidade Alta, segundo momento do curso terá início segunda-feira (22) no CNAT
Publicada em 18/10/2012 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:01

O curso de Lutheria de Rabeca, promovido pelo Campus Cidade Alta em parceria com a ONG Felipe Camarão, terá dois dos seus cinco módulos ministrados no Campus Natal Central. Ao todo, 30 participantes, dos quais mais de 50% são da ONG, preenchem as duas turmas oferecidas nos turnos da manhã e noite.
As oficinas tiveram início no último dia 15 – Módulo 1 e 2 – com o professor e luthier, Fábio Vanini, que ministrou aulas intensivas sobre a história da rabeca, suas formas e variações, construção e técnicas de produção.
A partir de segunda-feira (22) a três de novembro, as aulas serão realizadas no Campus Natal Central, na sala da banda e do coral, sob a orientação do professor Roderick Fonseca. Nesta etapa será trabalhada a iniciação musical do instrumento.
Já na fase final do curso, que compreende toda a arte de construção da rabeca, as aulas voltarão para a sede da ONG e contarão com a habilidade do luthier potiguar Elói de Souza.
Para o luthier paulista, Fábio Vanini, que pela terceira vez ministra a capacitação junto ao Conexão Felipe Camarão, é sempre muito satisfatória a sua participação: “É interessante e foge da minha rotina, pois trabalho com o oposto. Com pessoas experientes e eruditas, que já conhecem a rabeca. Aqui o público começa do zero, tanto da apreciação musical como da construção”. “É sempre bom contribuir com o incentivo à produção de rabeca para o fomento da cultura local”, completou.
Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o instrumento e o trabalho que está sendo desenvolvido acesse a programação do curso.