10ª edição
Mostra Experimental desperta interesse da Física com exposições de experimentos
Palestras e mesa redonda também fazem parte do evento, que continua até esta sexta-feira (29)
Publicada em 28/11/2013 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:06

O Campus Natal Central está sediando, nesta semana, de 27 a 29 de novembro, a X Mostra de Física Experimental do IFRN. O evento, que acontece nos laboratórios de Física e Miniauditório, é promovido pela Coordenação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e a Coordenação de Licenciatura em Física.
A décima edição da Mostra de Física Experimental conta com exposição de experimentos, minicursos, mesas-redondas e palestras; e discute temas como Aquecimento Global, Terremoto, Spintrônica, Física das cores, entre outros. Segundo os organizadores, é uma oportunidade dos estudantes – não só do IFRN, mas também de escolas municipais conveniadas com o Instituto que visitam a Mostra – aprenderem na prática e se interessarem mais sobre Física.
O objetivo do evento, de acordo com o professor Amadeu Albino Junior, é contribuir para a valorização do ensino da Física. “A Mostra desenvolve a física na sociedade mais especificadamente, valorizando não só os cursos de Mestrado e Licenciatura, mas o Ensino Profissional de Física como um todo”, diz.
A palestra de abertura, realizada ontem (27), foi proferida pelo prof. Dr. Carlos Chesman, do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN. Ele tratou do tema “Spintrônica em Materiais Tipo Heusler”. Nesta quinta-feira (28), a temática foi “Aquecimento Global e a Física do Efeito Estufa”, ministrada pelo prof. Dr. Gilberto Corso, do Centro de Biociências da Universidade. Amanhã (29), o prof. Dr. Aderson Farias do Nascimento, do Departamento de Geofísica da UFRN, explana sobre “Terremoto no Nordeste do Brasil”.
Os alunos do Curso Técnico Integrado em Mecânica, Iago Soares e Matheus César, ficaram encarregados de demonstrar alguns experimentos em Física para os participantes da Mostra. Eles comentaram a importância não só da iniciativa experimental, mas também da participação dos estudantes no evento. “Os exemplos são importantes, pois saem da rotina e mostram na prática o que estudamos em sala de aula. Além disso, participar da prática dá ânimo para o aluno estudar Física”, afirma Iago. Matheus corrobora dizendo que os participantes “interagem e criam expectativas de conteúdo” sobre os experimentos demonstrados na Mostra.
Outros profissionais renomados da área participam da Mostra de Física, ministrando mesas redondas e minicursos. São eles: a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Eliane Veit, o professor Dr. Márcio Maia, da UFRN, e os professores do IFRN, Edemerson Morais, Geraldo Felipe, Leonel Oliveira e Amadeu Albino Junior.
Confira a Programação Completa da X Mostra de Física Experimental do IFRN
Acesse a página do Facebook do evento: X Mostra de Física Experimental do IFRN