Setor médico pede atenção a casos suspeitos de gripe
Alunos e servidores devem comunicar quadro à equipe de saúde
Publicada em 09/12/2009 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:40
Preocupado em evitar a infecção pelo vírus H1N1 no Campus Natal-Central, a equipe médica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte solicita o comparecimento no setor de saúde das pessoas com suspeitas de gripe ou síndrome respiratória. A medida atinge alunos, servidores e trabalhadores terceirizados que frequentam o campus.
Mesmo as pessoas que já estão sob acompanhamento médico, amparados por atestado de planos de saúde ou que já estão tomando medicação, a orientação é comunicar para que os médicos do IFRN tomem conhecimento do estado de saúde do aluno, servidor ou trabalhador terceirizado. A equipe médica pretende, com isso, ter uma estimativa de quantidade de pessoas com quadro clínico suspeito de gripe ou estão em grupos de risco, como as gestantes.
Aliás, o Instituto Federal já havia determinado nesta terça-feira que as servidoras e alunas grávidas se afastassem de suas funções laborais e escolares por doze dias. A medida reforça os cuidados com a doença que, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, no Rio Grande do Norte existem 79 casos confirmados da Gripe A em todo o Estado, com dez óbitos e 556 casos suspeitos.
Recomendações necessárias
Convém ressaltar medidas importantes para evitar Influenza A H1N1:
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies
- Higienizar as mãos com água e sabonete ou sabão (de preferência líquido) antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, mas, principalmente, após tossir, espirrar ou usar o banheiro
- Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminações de aerossóis
- Procurar evitar aglomerações e ambientes fechados
- Manter os ambientes ventilados
- Utilizar sempre alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
As comunicações devem ser feitas pessoalmente ou através do telefone: (84) 4005-2657