Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERNACIONALIZAÇÃO

Aluno do Campus Cidade Alta inicia intercâmbio na Colômbia

João de Oliveira foi um entre os cinco estudantes aprovados no edital de mobilidade internacional do IFRN

Publicada em 09/02/2023 Atualizada há 1 ano, 6 meses

João de Oliveira, 22, cursa o 6º período de Gestão Desportiva e de Lazer

João Oliveira, estudante do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN está entre os cinco selecionados para participar de um intercâmbio educacional na Universidad Pedagogica Nacional (UPN), na Colômbia. Para ser um dos escolhidos, o estudante se inscreveu no processo seletivo de mobilidade internacional discente, que faz parte da ação "Passaporte IFRN", programa que visa o intercâmbio de estudantes do IFRN, em universidades estrangeiras para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os alunos selecionados receberam uma bolsa de 20 mil reais para arcar com a viagem e estadia, que tem previsão de seis meses (um semestre) de estudos. Os estudantes estão divididos entre três países participantes da mobilidade, Colômbia, Uruguai e Equador.

6 meses de estudos na Colômbia

Com 22 anos, João Antônio Nunes de Oliveira está no seu sexto ano de Gestão Desportiva e de Lazer. Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, o estudante tem como objetivo trabalhar na área da saúde, mas se interessou pelo curso de Gestão Desportiva e de Lazer como complementação para o curso de Educação Física, sua primeira escolha. "Minha paixão pela musculação e pelo estilo de vida ativo contribuíram para meu interesse", explica o discente.

O estudante sempre teve o desejo de aprender outras línguas e, quando o edital de mobilidade internacional foi anunciado, ele não perdeu a oportunidade e se inscreveu. Além de João, outros cinco alunos de diversos campi do IFRN receberam suas aprovações de intercâmbio. “Quando o resultado saiu, fiquei extremamente feliz e compartilhei imediatamente com minha irmã, que sempre me incentivou nos estudos e apoiou minhas escolhas. Depois de receber a notícia, era hora de me preparar psicologicamente para passar alguns meses longe de todas as pessoas que conheço e amo”.

João conta que se sente emocionado com a possibilidade de conhecer novas pessoas, culturas e línguas. Embora ainda tenha algumas dificuldades com o espanhol, o estudante conta que está animado para aprimorar suas habilidades e expandir seus horizontes. A data de retorno ao Brasil é 18 de junho, quando voltará para o Campus Natal-Cidade Alta para finalizar o curso de Gestão Desportiva e de Lazer. O estudante acredita que o intercâmbio irá proporcionar a chance dele compartilhar a experiência adquirida na Colômbia com seus colegas e amigos do curso em Gestão Desportiva e de Lazer quando voltar ao Brasil. “Acredito que o objetivo do intercâmbio é buscar novos conhecimentos e compartilhá-los com outras pessoas” Finaliza.

Acesse:

Edital Nº 6/2022 - Aseri/Proex/RE/IFRN mobilidade internacional discente - UPN - Colômbia

Palavras-chave:
ensino extensao pesquisa servidores