Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

Premiação

Estudante do IFRN Cidade Alta é premiado no 1º lugar em concurso literário

Pedro Adams deve participar de cerimônia para entrega da premiação em Recife, a ser realizada no dia 25 de julho, dia do escritor.

Publicada em 07/07/2022 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:55

Pedro Adams Vilela está em seu último ano como estudante do curso Integrado em Multimídia
Pedro Adams Vilela está em seu último ano como estudante do curso Integrado em Multimídia

Voltado para a produção de contos com temática livre, o Concurso para Novos Escritores anunciou os 25 melhores contos enviados de todas as regiões do Nordeste. O primeiro lugar foi contemplado para o estudante de Multimídia do Campus Natal-Cidade Alta, Pedro Adams, 19 anos, autor do conto “Óleo Quente”. O concurso recebeu 200 textos de autores com idade entre 18 e 25 anos. A iniciativa é promovida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Biblioteca Blanche Knopf, vinculada à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca).

Pedro Adams Vilela é originário de Belém, cidade em que morou até os 10 anos de idade, quando se mudou para Natal junto de sua mãe. Filho único, o estudante teve acesso a literatura ainda muito jovem, por influência de sua mãe. “Minha mãe sempre leu muito por causa da área, engenharia florestal. Eu costumava ver ela lendo livros técnicos e despertei interesse para a leitura.

Desde o final de 2021 o estudante de Multimídia vem participando de seleções literárias, 3 dos seus textos foram publicados até então. O conto “Óleo Quente”, ganhador do 1º lugar no Novos Escritores, foi baseado e adaptado de uma notícia que o autor teve conhecimento. Como resultado de sua mais recente obra, Pedro Adams e os demais selecionados devem participar de uma cerimônia para entrega da premiação em Recife, a ser realizada no dia 25 de julho, dia do escritor. Os vencedores assinarão o Contrato de Realização da Obra, com Cessão Parcial de Direitos, para a futura publicação. Os 25 melhores contos, farão parte de uma coletânea publicada pela Editora Massangana, que posteriormente será distribuída nas escolas.

Fundação Joaquim Nabuco

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Sediada no Recife em Pernambuco, foi fundada em 1949 com o propósito de preservar o legado histórico-cultural de Joaquim Nabuco, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. A Fundação dispõe de equipamentos como bibliotecas, centro de documentação, museu, editora, laboratório de restauração de documentos e obras de arte, produtora de audiovisual, cinemas, galerias de arte e centros de formação e pesquisa. Um conjunto integrado e complexo a serviço do Brasil e, em particular, da sociedade nordestina e do seu desenvolvimento.

Palavras-chave:
ensino extensao pesquisa servidores

Notícias relacionadas