Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

ARTE URBANA

Grafites da fachada lateral do IFRN Cidade Alta são revitalizados

As obras anteriores estavam nos muros da instituição desde 2012

Publicada em 19/03/2019 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 01:20

Novos grafites passam a compor a fachada lateral do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN com obras de diversos artistas locais e nacionais. As pinturas de 2012 estavam desgastadas pela ação do tempo. O trabalho se iniciou com a revitalização do Beco da Lama em fevereiro deste ano. Esta faz parte de uma série de atividades realizadas pela Prefeitura do Natal em parceria com a associação de comerciantes Viva o Centro.

O Beco da Lama, também localizado no bairro Cidade Alta, tem como uma de suas adjacências o Espaço Cultural Dr. Ruy Pereira, localizado na Rua Professor Zuza, lateral do Campus Cidade Alta. À frente do projeto estão dois artistas urbanos de São Paulo, Dicesarlove e Marcos Almeida, e o artista potiguar Miguel Carcará. Diversos artistas potiguares foram convidados a criar ou revitalizar seus antigos trabalhos na fachada.

“A revitalização dos grafites que estão expostos nas paredes do Espaço Cultural Ruy Pereira e paredes externas do IFRN são importantes, expressam a cultura popular, embelezam e alegram os espaços no centro da cidade”, comenta Carlos Eduardo, Diretor-Geral do campus que ressaltou a importância de aproximação do instituto com artísticas locais.

O IFRN Cidade Alta

O Campus Cidade Alta do IFRN, iniciou suas atividades em setembro de 2009, no entanto, o prédio na avenida Rio Branco, foi inaugurado em 1914, sediando a Escola de Aprendizes Artífices, que viria a se tornar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O edifício também abrigou a “República das Artes”, coletivo de duzentos artistas que ocupou o espaço de 1986 a 2006. Para viabilizar a reocupação do prédio, o IFRN firmou compromisso com o MEC e a UFRN que, até então, mantinha a concessão do imóvel, e com a comunidade artística da cidade para que fossem oferecidos cursos ligados ao setor cultural.

 

Hoje, o IFRN Cidade Alta oferece os cursos superiores de Produção Cultural e de Gestão Desportiva e de Lazer e os cursos técnicos de Multimídia, de Lazer, de Guia de Turismo e de Eventos.