dança
¿por quá? convida para: um chá, um baile, um cinema e uma conversa
Grupo de Dança apresenta projeto nos próximos dias 26 a 30 de julho
Publicada em 03/08/2012 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:53

O Grupo de Dança ¿por quá? realiza nos próximos dias 26 a 30 de julho o "¿por quá convida para: um chá, um baile, um cinema e uma conversa", projeto com programação diversificada envolvendo espetáculos, oficinas, palestras e mostra de vídeo. O ¿por quá? é um grupo independente que tem um olhar contemporâneo de dança. Seu nome é um questionamento lúdico e transgressor feito à arte, gerando danã curiosa, leve e ao mesmo tempo investigativa.
O projeto ¿por quá? convida para um chá, um baile, um cinema, uma conversa foi contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna 2011. Através dele, o grupo realizará uma circulação em sete cidades, envolvendo cinco Estados: Uberlândia (MG), Natal (RN), Recife (PE), São Paulo (SP), Anápolis, Pirenópolis e Goiânia (GO). O projeto objetiva difundir e divulgar as últimas ações artísticas do grupo, que são:
O espetáculo de dança Chá do Fígado, Baço e Memória, que nos convida a mergulhar nas questões da feminilidade em nossas vidas. Esta proposta cênica coloca as memórias e os sentidos da identidade feminina para ferver em um grande chá-dança.
A oficina-bailinho Memórias de dança também dançam, em que o grupo nos convida a experimentar os repertórios de movimentos da cultura pop que tanto vivenciamos nas festas e bailes do cotidiano, de uma forma atenta e inventiva. A conquista de uma autonomia criativa em dança localizada no jeito comum de dançar.
A exibição e conversa da videodança Rua 57, número 60, Centro. Uma produção colaborativa dos grupos Vida Seca e ¿por quá? a partir de uma intervenção-protesto realizada nas manifestações dos 20 anos do mais grave acidente radioativo brasileiro, ocorrido em 13 de setembro de 1987, em Goiânia. Esse vídeo já foi selecionado para o Festival Goiânia Mostra Curtas (2011) e para o FestCine Goiânia (2011).
E a palestra audiovisual A porquaria de ser artista de dança, em que o ¿por quá? apresenta, de uma forma muito particular, como foi construindo sua trajetória de 12 anos de trabalho artístico e acadêmico: o exercício dialético, material e contraditório de ser deste grupo.
Confira programação completa:
Dias 26 e 27 de julho - 20h
Espetáculo Chá do Fígado, Baço e Memória
Na Casa da Ribeira (Rua Frei Miguelinho, 52 . Ribeira Natal/RN)
R$ 10 inteira e R$ 5 meia
Não recomendado para menores de 16 anos.
Dia 28 de julho - 17h
Oficina-bailinho: Memórias de dança também dançam
No Parque das Dunas
Público: pessoas interessadas no mover-se e ser movido
Gratuita
Dia 30 de julho - 16h
Palestra: A porquaria de ser artista de dança e exibição do video “Rua 57, n.60, Centro”
Auditório do IFRN - Campus Cidade Alta
Av. Rio Branco, n°743, Cidade Alta.