Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

PESQUISA

Artigo de alunos é aprovado para encontro de engenharia na Bahia

Evento científico será realizado entre os dias 12 e 15 de agosto em Salvador

Publicada em 03/08/2015 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 03:51

Projeto da equipe consiste em um dispositivo de baixo custo para bloquear sinais de rede sem fio em locais de prova
Projeto da equipe consiste em um dispositivo de baixo custo para bloquear sinais de rede sem fio em locais de prova

Os alunos Arlan Dantas, Nadiane Tibúrcio e Samara Araújo conseguiram a aprovação de um artigo científico para o XII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (Eneds), que acontece de 12 a 15 de agosto em Salvador, Bahia.

Intitulado "BRW: Bloqueador de Redes Wireless", o trabalho consiste em um dispositivo de baixo custo a ser usado para bloquear sinais de rede sem fio em salas de aula durante a aplicação de provas e exames. A ideia surgiu da análise do histórico de tentativas de fraude do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para Arlan, a sugestão do grupo é bem simples no que diz respeito à viabilidade técnica do projeto. "Nosso circuito será um bloqueador de sinal semelhante aos presentes nos presídios atualmente, mas com o diferencial de que ele será capaz de interferir e bloquear as redes 3G, 4G, WiFi e até mesmo as redes FM, que são utilizadas em alguns modelos de pontos eletrônicos. A potência do dispositivo também poderá ser ajustada para possibilitar o seu uso em ambientes mais reduzidos, restringindo a sua atuação a regiões além da área de interesse".

O artigo é orientado pelo professor Jair Fernandes.

 

O evento

O Eneds é um evento que se propõe a pautar a engenharia e a formação dos estudantes através de uma ampla discussão sobre o papel da engenharia no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. 

O encontro reúne estudantes de graduação das engenharias e áreas afins, professores, pesquisadores, gestores públicos, empreendedores solidários, movimentos sociais, entidades da sociedade civil, políticos e membros do Estado no esforço de questionar as bases científicas do modelo de desenvolvimento atual que influem diretamente nas pesquisas e na formação em engenharia nas universidades e centros de pesquisa do país.