Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

PREMIAÇÃO

Alunos de Informática são premiados em congresso em Santa Catarina

Estudantes foram destaque, conquistando os primeiros lugares de suas categorias

Publicada em 11/04/2016 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 04:17

Com resultado acima da média, alunos e orientadores voltam para Natal com tablets e brindes na bagagem
Com resultado acima da média, alunos e orientadores voltam para Natal com tablets e brindes na bagagem

Os alunos de Informática para Internet Gabriel Medeiros e Matheus dos Santos conquistaram, neste domingo (10), o prêmio de melhor artigo da categoria Resumos Expandidos e uma menção honrosa no "Computer on the Beach". O congresso foi realizado entre os dias 8 e 10 de abril, no Hotel Acquamar, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, Santa Catarina.

Os jovens criaram o SmartGás, um aplicativo móvel para monitoramento de gás de cozinha, responsável por processar informações referentes ao botijão, para controle do consumo doméstico. 

"Dados como peso atual e ocorrência de vazamentos serão coletados por meio de um suporte inteligente, que pesará o botijão, e de um sensor capaz de identificar vazamentos, que enviará essas informações ao SmartGás pela internet, em tempo real", explicou a professora Alba Lopes, orientadora do trabalho junto com o professor Edmilson Campos.

Para Gabriel, participar do evento foi de grande valia para o seu crescimento acadêmico. "Tivemos a oportunidade de interagir e conviver com estudantes do nível técnico e de graduação, o que, de fato, foi muito importante. Além disso, os feedbacks que recebemos durante o evento servirão de incentivo para obter resultados ainda melhores em nossas pesquisas", revelou.

 

Mais prêmios

A equipe do SmartGás não foi a única responsável pelas boas notícias. O TED Saúde, desenvolvido pelos estudantes de Informática Davi Carvalho e Felipe Morais, ficou com o segundo lugar da categoria Trabalhos Completos, o que lhes rendeu também uma menção honrosa.

A dupla criou um terminal educativo digital, para educar pessoas, de forma interativa, nas salas de espera de unidades básicas de saúde e clínicas médicas. "O terminal é composto por uma TV e um sensor kinect acoplado, que é capaz de reconhecer o momento do paciente e interagir com ele por meio de jogos educativos e campanhas de saúde", contou Edmilson.

Em 2015, o grupo conquistou o primeiro lugar da categoria Ciências da Computação na II Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MocitecZN), promovida pelo Campus, na qual obteve o credenciamento para a Feira Internacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Cientec), que será realizada neste ano em Lima, Peru.

 

O Computer on the Beach

O evento reuniu, em sua sétima edição, profissionais, pesquisadores e estudantes da área de computação, para discutir as tendências de pesquisa e o mercado da computação em suas diversas áreas. Buscou, também, promover o intercâmbio de experiências, discutindo assuntos de maneira informal, porém técnica, e misturando atividades técnico-científicas com atividades de lazer, ao ar livre.

Neste ano, o congresso contou com a submissão de 270 trabalhos de todo o Brasil, classificando 76 como finalistas. Os primeiros colocados nas categorias foram premiados com tablets e vários brindes.


Conteúdo relacionado:

05/04/2016 - Alunos participam de congresso de computação no sul do país