CLIPPING
Alunos criam 'escorpião' que torna a água da chuva boa para beber
Sistema foi desenvolvido no Campus ao longo de sete meses de pesquisa
Publicada em 13/08/2014 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 03:40

A ideia não é nova, mas é muito importante: aproveitar a água da chuva. Estudantes do Campus Natal-Zona Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) estão conseguindo fazer isso com um projeto barato. O aparelho, desenvolvido ao longo de sete meses pelos alunos, custa menos de R$ 30,00. Já o bem que ele faz para a natureza não tem preço. É o que mostra matéria exibida pela InterTV Cabugi nesta quarta-feira (13).
O nome do aparelho é Scorpion, que significa escorpião em inglês. Trata-se de um sistema de tubulações que recebe a água da chuva, trata e a deixa pronta para o consumo. As 'patas do bicho' possuem argila para filtrar as impurezas.
“A gente começou a pensar em resíduos e também em materiais abundantes na região, que pudéssemos usar para incentivar a pesquisa, desenvolver melhor os conteúdos de química, e ao mesmo tempo termos uma aplicação prática para o próprio Campus”, explicou Roberto Lima, professor e coordenador do projeto. “E hoje, uma preocupação mundial é o aproveitamento da água. Daí a ideia de montarmos um sistema de tratamento com argila. Assim nasceu o Scorpion”, acrescentou.
O professor explica que a água captada recebe uma pequena quantidade de hipoclorito de sódio e pronto, está potável. O tamanho do protótipo apresentado pelos estudantes é pequeno, suficiente para atender uma casa. Mas o sistema pode ser construído em escalas maiores, podendo atender a condomínios e até indústrias.
O trabalho foi inscrito em uma mostra nacional de tecnologia, que será realizado no final do ano na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Fonte: Portal G1 (com adaptações).
Conteúdo relacionado:
13/08/2014 - Projeto do Campus é destaque na imprensa local
11/08/2014 - Encerramento do X CONGIC premia os melhores trabalhos da Mostra Tecnológica
04/08/2014 - Pesquisadores do Campus criam protótipo que reutiliza água da chuva