PESQUISA
Alunos expõem projetos na III Feira de Ciência e Tecnologia do PFRH
Simulador de cavalgada que gera energia elétrica é um dos seis projetos do Campus
Publicada em 04/12/2014 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 04:08

A terceira edição da Feira de Ciência e Tecnologia do Programa de Formação de Recursos Humanos do IFRN (PFRH) tem hoje, até as 17h30min, a exposição dos projetos inscritos, nas quadras do Campus Natal - Central. Entre eles, seis trabalhos do Campus Natal - Zona Norte: dois em banner e quatro para a mostra científica e tecnológica.
O trio formado pelos alunos de Eletrônica João Victor Bezerra, Beatriz Paiva e Larissa Lima é um dos que se apresenta hoje. Orientados pelos professor Marcus Vinicius Fernandes, os estudantes criaram um simulador de caminhada, em pequena escala, que, utilizado nas chamadas 'academias da terceira idade', pode gerar energia elétrica através da execução dos movimentos dos usuários. O projeto ficou em primeiro lugar na categoria Engenharia da 10ª Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), realizada em Recife/PE no mês de setembro.
Para a professora Maria Rosimar de Sousa, uma das coordenadoras do programa, a feira é o evento mais importante do PFRH: “Trata-se de um espaço qualificado para a apresentação e avaliação da produção do conhecimento científico e tecnológico gerado durante o período de orientação dos bolsistas no programa”.
A ação que teve início ontem com uma palestra do engenheiro Francisco Alves de Queiroz Neto, gerente geral da Construção de Poços Terrestres da Petrobras, conta com o apoio das pró-reitorias de Pesquisa e Inovação e de Extensão do IFRN, da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Petrobras e Fundação de Apoio ao Instituto (Funcern).
O Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH) é uma ação da Petrobras em parceria com instituições de ensino que fomenta bolsas de iniciação científica para os alunos de diversos níveis de ensino com o objetivo de proporcionar a formação de recursos humanos para os setores de Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis.
No programa, o bolsista desenvolve estudos dirigidos nas temáticas citadas sob a orientação de um professor profissional da área. Além disso, os estudantes desenvolvem pesquisas e aplicam os conhecimentos adquiridos no setor produtivo e os transmite para a comunidade, alavancando o crescimento da atividade produtiva do local onde o programa é desenvolvido.
Além de Natal - Central e Zona Norte, os campi Caicó, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Parnamirim, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante são contemplados por investimentos do PFRH.
Mais:
Para ver os trabalhos do Campus, clique aqui.
Conteúdo relacionado:
28/11/2014 - Mostra de Ciência e Tecnologia é destaque na imprensa local
09/10/2014 - Alunos de Eletrônica são destaque no IFRN em Pauta
07/10/2014 - Telejornal exibe hoje matéria com alunos vencedores de mostra científica regional
24/09/2014 - Alunos conquistam primeiro lugar em feira regional de ciência e tecnologia