PAZ NA ESCOLA
Campus lança guia básico de prevenção à violência voltado a instituições de ensino
Documento busca orientar servidores, estudantes e seus familiares a identificarem possíveis ameaças de ataques à escola
Publicada por Neiryvan Cruz em 28/04/2023 ― Atualizada em 28 de Abril de 2023 às 09:45
A equipe multiprofissional do Campus lançou, na quarta-feira (26), o Guia Básico de Prevenção à Violência em Instituições de Ensino. Voltado para a comunidade escolar, o material foi elaborado com o intuito de orientar servidores, prestadores de serviço, estudantes e familiares quanto a identificar possíveis ameaças de ataques violentos à escola, os quais, segundo o guia, são "tema complexo e urgente", "um problema de todos: pais, educadores, gestores, imprensa e toda a sociedade" e assunto sobre o qual é necessário o debate.
O documento, de forma simples e objetiva, destaca situações problemáticas que ainda muitas pessoas ignoram, como o bullying, que a Lei nº 13.185/2005, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, conceitua como “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”.
O guia alerta os leitores também acerca dos riscos da era digital, sobretudo em relação à internet, "espaço político disputado por diferentes grupos que utilizam várias formas de cooptação de adolescentes e jovens, como o uso do humor, da estética e da linguagem violenta, disseminando uma cultura compartilhada entre seus integrantes". Nesse contexto, a cartilha orienta a comunidade escolar sobre como evitar o compartilhamento de notícias de atentados, principalmente aqueles que divulgam nome, imagem e mensagem do agressor.
Por fim, os diretores orientam sobre como denunciar situações de risco iminente: basta ao denunciante acionar os próprios gestores ou coordenadores ou, em caráter de urgência, quaisquer servidores da Instituição. Qualquer pessoa da comunidade pode fazer uma denúncia, pelo telefone (84) 4006-9511 ou pelo e-mail coapac.zn@ifrn.edu.br.
Acesse:
Guia Básico de Prevenção à Violência em Instituições de Ensino