Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

Evento

Campus recebe convidados para roda de conversa sobre capacitismo

Atividade acontece na terça, dia 30, em dois horários, com presença de Ivan Baron e Thabatta Pimenta

Publicada por Neiryvan Cruz em 26/07/2024 Atualizada em 26 de Julho de 2024 às 12:11

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus (Napne), com apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade do IFRN (Negedi), promovem, nesta terça-feira (30), uma roda de conversa com o tema "Como combater o capacitismo no ambiente escolar".

O evento acontece na sala de audiovisual em dois horários – às 10h30min e às 13h30min – e recebe Ivan Baron, influenciador e ativista anticapacitista potiguar, formado em pedagogia, que se tornou conhecido por sua atuação nas redes sociais voltada à defesa e à divulgação de políticas de inclusão para pessoas com deficiência; e Thabatta Pimenta, ativista, radialista e primeira vereadora trans do Rio Grande do Norte. A atividade conta com mediação da pedagoga e servidora pública Ana Luísa Castro.

Cabe destacar que a iniciativa é voltada para estudantes e servidores, com ocupação do espaço por ordem de chegada.

Capacitismo, o que é?

O capacitismo é o preconceito ou a discriminação contra pessoas com deficiência. A prática do capacitismo se apresenta na forma de infantilização, tratando como incapazes as pessoas que possuem alguma deficiência e criando barreiras físicas que as impedem de exercer alguma atividade de forma independente; assim como pela falta de acessibilidade e vagas no mercado de trabalho e na educação.

Palavras-chave:
thabatta pimenta ivan baron roda de conversa capacitismo