Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

DIA DO ESTUDANTE

Diretores-gerais do IFRN enviam ofícios a Brasília

Destinadas ao MEC e à Setec, publicações fazem narrativa da manifestação na Reitoria

Publicada em 12/08/2020 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 03:48

Ofícios receberam assinaturas de 22 gestores de campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Ofícios receberam assinaturas de 22 gestores de campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Os diretores e diretoras-gerais dos campi do IFRN divulgaram, no final da manhã desta quarta-feira (12), o conteúdo de dois ofícios, enviados ao Ministério da Educação e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica daquele ministério (Setec/MEC), ambos sediados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Os documentos foram endereçados ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, e ao Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau. As missivas fazem uma narrativa sobre a manifestação estudantil realizada na sede do IFRN – a Reitoria – na manhã da terça (11). Relatando a situação que culminou com a presença de forças policiais (Polícia Militar estadual e Polícia Federal) e a retirada de estudantes do prédio, os dois documentos, de igual teor, descrevem a intervenção de “policiais truculentos [...], agredindo e jogando spray de pimenta” em estudantes. Ainda há a citação de “uma ferida, em carne viva, na história de nossa centenária Instituição de Ensino”.

O texto do Colegiado de diretores-gerais pede ao ministro Milton Ribeiro e ao Secretário, Ariosto Culau, as providências que lhes parecer cabíveis: “como forma de preservar e manter o direito de todos de livre manifestação, notadamente dos estudantes se manifestarem na casa de educação onde estudam”. 22 diretores e diretoras-gerais assinam e encerram os documentos,  disponibilizando links de blogs e jornais que noticiaram o fato e “vídeos mostrando a truculência com que os nossos estudantes foram tratados”.


Acesse:

Ofício ao ministro da Educação

Ofício ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica