Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

INSTITUCIONAL

Instituto recebe diretor do Campus Natal da Universidade Estadual do RN

Grupo tratou da criação de rede que beneficiará alunos do IFRN, da UERN e de escolas públicas

Publicada em 06/02/2017 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 03:46

Dirigentes discutiram sobre parceria para criação de rede de educação entre instituições de ensino da Zona Norte
Dirigentes discutiram sobre parceria para criação de rede de educação entre instituições de ensino da Zona Norte

O Campus recebeu ontem (3) o professor Francisco Dantas, diretor do campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte em Natal, e as professoras Irene van den Berg e Karla Ramos para falar sobre a criação da Rede de Educação da Zona Norte (REDUCZN), que será formada por instituições de ensino superior, médio e fundamental. 

"A proposta é unir IFRN, UERN e escolas estaduais e municipais da região para trocar experiências e nos auxiliar nas atividades desenvolvidas por cada instituição, bem como criar ações de pesquisa e extensão de forma conjunta, de forma a atender a comunidade", explicou o diretor-geral Valdemberg Magno Pessoa.

Segundo o dirigente, a aproximação vai trazer benefícios, principalmente para os jovens que pretendem estudar no Campus, pois "vai fortalecer a identidade do Instituto junto às escolas que encaminham estudantes para serem nossos alunos no futuro", completou.

Na ocasião, além dos diretores e da comitiva, participaram da reunião os professores do Campus Pablo Spinelli e Denise Momo.

 

Como começou?

A rede surgiu em 2016 como um movimento político, que deu origem a um ato unificado a favor da democracia, que contou com a participação de professores, técnicos administrativos, alunos, do grêmio estudantil do Campus da Zona Norte e do sindicato dos servidores do IFRN, além de servidores da UERN, profissionais da saúde e autoridades políticas da cidade.

 

Atuação

De acordo com o professor Pablo Spinelli, que representa o IFRN nas discussões, entre os princípios da REDUCZN estão promover o protagonismo da comunidade escolar e estimular o empreendedorismo nas instituições estaduais e municipais da Zona Norte. "A partir de um levantamento das fragilidades e potencialidades dessas escolas, vamos, entre várias ações, ver a possibilidade de realizar feiras de ciência, cultura e tecnologia nesses locais", revelou.

 

Lançamento

Pablo aproveitou para convidar a comunidade para participar do Include, evento que acontece no dia 14 de fevereiro, a partir das 8h, na UERN. Na ocasião, haverá o lançamento da rede. "Será o ponto de partida de uma relação que tem tudo para ser contínua e transformadora", completou o educador.