Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

EXTENSÃO

Núcleo de Artes divulga selecionados para oficina de crítica em cinema

Habilitados na seleção devem aguardar contato dos organizadores do projeto

Publicada em 15/10/2021 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 04:22

Selecionados terão encontros virtuais durante seis meses, direito a certificado digital e possibilidade de ter resenhas publicadas em obras da Editora do IFRN
Selecionados terão encontros virtuais durante seis meses, direito a certificado digital e possibilidade de ter resenhas publicadas em obras da Editora do IFRN

O Núcleo de Artes do Campus (Nuartes) divulgou, nesta sexta-feira (15), o resultado da seleção de estudantes para a Oficina de Crítica Limite 8 ½, parte do projeto de extensão Limite 8 ½. A oferta de vagas é voltada a estudantes de ensino médio matriculados em escolas públicas de Natal que gostem de assistir a filmes e tenham interesse em estudar e produzir críticas cinematográficas.

A partir de agora, os selecionados devem aguardar contato dos organizadores do projeto sobre os próximos passos da iniciativa. Além disso, vale ressaltar que os aprovados terão, de outubro de 2021 a março de 2020, 10 horas mensais de atividades do projeto, direito a certificado digital e possibilidade de ter suas resenhas selecionadas para eventual publicação de livro pela Editora do IFRN.

Acesse o resultado.

 

Qual a origem do nome do projeto?

Limite 8 ½ busca divulgar a sétima arte – termo usado para designar o cinema – e o seu potencial transformador. Seu nome remete a duas obras-primas audiovisuais: o filme brasileiro Limite (1931), dirigido por Mário Peixoto, e o longa-metragem italiano Fellini 8 ½ (1963), realizado por Federico Fellini. "Nesta sua primeira edição, o projeto conta com duas ações principais: um cineclube mensal – aberto à comunidade externa – e uma oficina de crítica cinematográfica, a Oficina de Crítica Limite 8 ½, que ocorrerá duas vezes por mês e será direcionada aos alunos do Campus interessados em pensar criticamente sobre a cinematografia", esclarece o professor de Língua Portuguesa e Literatura Felipe Morais, coordenador da iniciativa.  

Também integram o projeto os professores de Arte Thulho Siqueira e Zildalte Ramos e os alunos Giovanna Soares, João Arthur Ângelo e Davi Maciel, todos do Campus. Compõem ainda a equipe a professora Mayara Jully Silva, o jornalista Jean Albuquerque e o cientista político Saulo Dantas: assessores do vereador de Natal Robério Paulino.

 

Cineclube e oficina

Em função da situação excepcional imposta pela pandemia da Covid-19, tanto o cineclube quanto a oficina estão previstos, a princípio, para o formato remoto. O primeiro encontro aconteceu no dia 29 de setembro, no Canal de YouTube Limite 8 e meio, com o debate do filme Tomates Verdes Fritos (1991), por meio de exibição gratuita em streaming na série Cinema #EmCasaComSesc

Os cineclubes da primeira edição do Limite 8 ½ seguem até março de 2022, com uma conversa aberta sobre filmes marcantes, na última quarta-feira de cada mês. "Quem ama filmes não pode perder os encontros e é convidado a seguir as redes sociais do projeto. Esses canais trarão sempre curiosidades, postagens interativas e detalhes sobre os encontros", conclui.

 

Visite as redes sociais do projeto:

Instagram @limite8emeio

TikTok @limite8emeio

YouTube Limite 8 e Meio

 

Acesse:

Ofício Circular nº 12/2021 - Resultado final da seleção de estudantes para a Oficina de Crítica Limite 8 ½

Edital nº 77/2021 - Retificação nº 1 da seleção de estudantes para a Oficina de Crítica Limite 8 ½

Edital nº 68/2021 - Seleção de estudantes para a Oficina de Crítica Limite 8 ½