RETROSPECTIVA 2021
Pesquisa: eventos científicos e projetos fazem a diferença em 2021
Semana de Ciência e Tecnologia aconteceu pela primeira vez no formato remoto
Publicada em 31/12/2021 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 04:06

Como forma de celebrar o encerramento de um ano tão incomum, a Coordenação de Comunicação Social e Eventos do Campus-Natal-Zona Norte fez – junto aos demais setores da unidade – um levantamento entre as centenas de atividades que desenvolveu nos últimos 12 meses.
Para retomar a divulgação de aulas, reuniões, obras, projetos, premiações, encontros e eventos dos mais variados e mostrar à sociedade as conquistas e o trabalho desenvolvido em 2021 é que foi feita esta retrospectiva.
Leia aqui e reveja os conteúdos nas nossas redes sociais.
PESQUISA E INOVAÇÃO
Maior evento científico da Zona Norte de Natal pela primeira vez no formato remoto
A Coordenação de Pesquisa e Inovação do Campus (Copein/ZN) promoveu, de 30 de novembro a 2 de dezembro, a X Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Natal-Zona Norte (Secit), que contou com 600 inscritos e aconteceu pela primeira vez no formato virtual, por meio de transmissão ao vivo pelo canal do Campus no YouTube e de salas virtuais. Com o tema "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta", a Secit recebeu, no primeiro dia do evento, a médica infectologista Luana Araújo, profissional formada em Medicina pela UFRJ e mestre em Saúde Pública pela Universidade Johns Jopkins, nos Estados Unidos, para a palestra "Desafios e perspectivas da educação, ciência e tecnologia em um momento de pandemia". A programação de abertura já teve mais de 1.400 visualizações.
No segundo e terceiro dias, dois eventos da Secit – a V Semana de Marketing (Semark) e a VII Semana de Licenciatura em Informática (Selinfo), nessa ordem, – apostaram em palestrantes de peso para, no formato virtual, atrair a participação de estudantes de graduação do Campus e de outras instituições de ensino superior.
A Semark convidou Ivanete Schneider Hahn, doutora em Administração e professora da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), de Santa Catarina, para a palestra "Marketing 5.0: inteligência humana e artificial para enriquecer a experiência do usuário". Por sua vez, a Selinfo trouxe Gustavo Leitão, doutor em Engenharia Elétrica pela UFRN e professor do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade, que ministrou a palestra "Multiprova: plataforma de avaliação, experiência na UFRN no ensino remoto".
Somadas, as palestras desses dois dias já contabilizam cerca de 3 mil visualizações.
Outros dois eventos também deixaram a sua marca na 10ª edição da Secit. Um deles foi o VI Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (Sipex), no qual os estudantes participaram de uma exposição online de conteúdo cientifico e práticas tecnológicas de caráter de pesquisa, inovação ou extensão no contexto do Projeto Integrador – componente curricular obrigatório dos cursos técnicos, na forma integrada. Cada um dos 30 trabalhos foi avaliado por uma banca, conforme a prática adotada nos cursos de Comércio, Eletrônica e Informática para Internet.
Por último, a VII Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITEC/ZN), uma feiras tecnológicas das mais importantes do Rio Grande do Norte, premiou e credenciou projetos para diversas feiras, mostras e congressos científicos ao redor do Brasil. Durante a MOCITEC/ZN, os trabalhos da exposição virtual ficaram à disposição para acesso e avaliação na página da mostra, dentre os quais 20 foram contemplados com credenciais e, somados, tiveram quase 7 mil visualizações em três dias.
Além disso, estudantes de todo o país puderam votar no melhor trabalho. O mais votado recebeu o Prêmio Votação Popular.
Veja a relação completa de trabalhos e os vídeos de apresentações.
Projetos seguem mesmo com pandemia
Em 2021, oportunidades, eventos e desenvolvimento de projetos marcaram a atuação da Coordenação de Pesquisa e Inovação do Campus Natal-Zona Norte do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Copein/ZN).
Está entre os principais destaques da Copein a execução de 36 projetos de pesquisa na escola durante o ano. Miguel Kolodiuk, coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus, explica que "esses projetos foram submetidos a editais sistêmicos da Pró-Reitoria de Ensino (Propi/IFRN); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil; e a editais internos que fomentaram exclusivamente projetos com a temática da pandemia de Covid-19".
Conteúdo relacionado:
02/12/2021 - Plataforma de ensino remoto é tema de palestra da Semana de Licenciatura em Informática
01/12/2021 - Semana de Marketing promove palestra com pesquisadora da área
29/11/2021 - Público já pode votar no melhor projeto da Mostra de Ciência e Tecnologia da ZN
26/11/2021 - Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus acontece na terça (30)
28/04/2021 - Incubadora Tecnológica realiza solenidade virtual de graduação de projetos