ENSINO
Professor do Campus tem publicações feitas no periódico interface
Publicada em 31/08/2016 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 03:04
- Resumo: A gestão e melhoria de processos são tarefas fundamentais do desenho organizacional. Dentro desse contexto, os modelos de maturidade tem recebido atenção crescente. O presente artigo tem por objetivo avaliar a maturidade dos processos do TCE/RN segundo o contexto da nova gestão pública, com base no modelo PEMM - Process Enterprise Maturity Model. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso, com quatro servidores que ocupam funções relevantes na instituição, e possuem mais de dez anos de atuação nas suas atividades, sendo aplicado o instrumento composto por cento e quatro afirmações divididas em dois atributos, viabilizadores de processo e capacidade organizacionais, totalizando nove categorias. Os resultados apontam que em ambos os atributos a instituição não atingiu o nível inicial (P1 e E1), evidenciando que não existem práticas contundentes de gestão de processos no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte.
- Resumo: O estado do Rio Grande do Norte tem apresentado um dos piores indicadores de qualidade da educação brasileira, avaliada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). EM 2005, 95% dos municípios não alcançaram a média brasileira de aprovação de alunos da 4ª série; 49,1% não alcançaram a média brasileira de aprovação de alunos da 8ª série (SILVA; ALMEIDA 2012). Para compreender quais fatores estão associados ao desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental do Estado do Rio Grande do Norte, o presente estudo tem como objetivo verificar qual a relação existente entre qualificação de professores, insumos escolares e background familiar no desempenho dos alunos. O referencial teórico trata sobre o cenário da Educação no Brasil e Fatores que Influenciam o Desempenho Escolar.