Fábrica de Software
Campus Parnamirim inicia parceria com o CERNE
A meta da iniciativa é desenvolver uma Fábrica de Software na Instituição
Publicada em 27/04/2018 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:28

Ocorreu nesta semana, no Campus Parnamirim, uma reunião com Hugo Fonseca, diretor técnico do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE). Além de Hugo Fonseca, estavam presentes na reunião o Diretor-Geral do Campus, Ismael Coutinho, os professores João Maria Nascimento e Valerio Gutemberg e o Coordenador do Curso de Sistemas para Internet, o professor Givanaldo Rocha.
O objetivo do encontro é desenvolver a ideia de montar o conceito de Fábrica de Software no Campus Parnamirim, com alunos do Técnico em Informática e do tecnólogo de Sistemas para Internet, podendo ter alunos de Mecatrônica e Redes de Computadores também.
Uma fábrica de software cria um produto sob medida para cada cliente e utiliza em suas operações indicadores de qualidade e de produtividade em cada etapa do ciclo de desenvolvimento. Alguns fatores contribuíram para o crescimento deste serviço, que surgiu para atender novas necessidades do mercado de TI.
De acordo com o professor Givanaldo, o Campus Parnamirim recebeu uma demanda para o desenvolvimento de um portal de negócios na área de energias renováveis, formando, assim, uma parceria com o CERNE. Esse projeto será o impulso para a iniciação da Fábrica de Software.
O que é o CERNE?
O CERNE é um “think tank” voltado para a concepção, discussão e implementação de estratégias públicas e privadas relativas ao aproveitamento sustentável dos recursos naturais e energéticos do Nordeste Setentrional do Brasil. Sua missão é promover a articulação com as diversas instâncias institucionais, acadêmicas, científicas, empresariais e governamentais relacionadas com a exploração sócio-econômica, conservação, planejamento e desenvolvimento dos recursos naturais e fontes energéticas, de forma a assegurar sua boa utilização no presente, em benefício das gerações futuras.
- Palavras-chave:
- ensino