Pesquisa & Extensão
Campus recebe convite para firmar parceria com a Agência Espacial Brasileira
Cooperação para atuar no CVT-Espacial, implantado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno
Publicada em 07/12/2016 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:26

Na tarde desta terça-feira (6), o Diretor-Geral do Campus Parnamirim, Ismael Coutinho, juntamente com o Diretor Acadêmico, Filipe Quintaes, o Diretor de Administração, Fábio Lisboa, as pedagogas Iaponira Rodrigues e Maria das Graças Sousa, os coordenadores de curso Bruno Gomes e Paulo Vitor Silva, a coordenadora de Pesquisa e Inovação Andrea Pereira, e o Coordenador de laboratórios Ivan Bandeira, puderam conhecer o projeto Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-Espacial).
O projeto foi apresentado pelo Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB), Jean Robert Batana Pires Ferreira, que estava acompanhado da Sra. Anna Karoline Fernandes Nunes e do Vice-Diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Coronel Aviador Sidney Miguel Lima.
Durante a apresentação, foi possível conhecer os motivos de implantação deste projeto no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, bem como entender os objetivos de atuação e o principal público que poderá ser contemplado com atividades multidisciplinares que envolverão diferentes níveis de complexidade. O CVT-Espacial tem como finalidade desenvolver e apoiar a disseminação da cultura espacial e científica no Brasil e despertar o interesse de futuros jovens profissionais para atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico no setor aeroespacial.
Diante das necessidades operacionais do CVT-Espacial, expostas neste encontro, foi proposta uma parceria da AEB com o IFRN. Segundo o Diretor-Geral “a parceria será importante para que o Campus possa ajudar na concretização de um projeto que há muito tempo vem sendo planejado e construído, que é o CVT Aeroespacial. Importante Centro para que possa despertar no jovem o interesse de trabalhar com tecnologias espaciais e, também, para desmistificar a ideia de que é algo distante de nossa realidade. Afinal, hoje dependemos de satélites para quase tudo, seja para usar um celular ou para chamar um táxi ou um Uber, apontando a nossa localização quase exata.”
Com informações do sítio do Centro de Lançamento da Barreira
do Inferno (CLBI): http://www.clbi.cta.br/internet/