Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

Sensibilização

Neabi promove “Novembro Negro”

Evento contará com diversas atividades voltadas para consciência negra ao longo do mês de novembro

Publicada por Cecilia Alves em 04/11/2024 Atualizada em 4 de Novembro de 2024 às 09:12

Nesta sexta-feira (1º/11), foi dado início às ações da programação do Novembro Negro, promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileitos e Indígenas (Neabi) do Campus Parnamirim. O evento tem como objetivo promover a reflexão sobre a contribuição do povo negro à nossa cultura, bem como enfatizar o processo de exclusão social que essa população é historicamente submetida. O Novembro Negro abrange professores, estudantes, técnicos administrativos e é aberto à comunidade externa.

Abertura

A abertura ocorreu às 8h com uma fala da coordenadora do Neabi, professora Aparecida Fernandes, que falou sobre a iniciativa e sobre a importância do grupo de estudos, Neabi. O início da programação também contará com uma uma Roda de Saberes com Contra Mestre Vovô, que abordará elementos da cultura afro-brasileira, incluindo comidas e objetos da cultura afro-brasileira, e discutirá sobre a expressão cultural, capoeira.

Programação

No dia 9 de novembro, às 14h, o Cineclube Mulungu oferece uma programação de Cinema e Relações Étnico-raciais com uma sessão aberta à comunidade. Em 14 de novembro, haverá uma exposição de fotografias intitulada "Enxergue a negritude", inspirada no livro Manual Antirracista de Djamila Ribeiro, com participação de estudantesdos primeiros anos e coordenação da Profa. Marina Mayumi, além dos estudantes do Projeto Afrocientista.

No dia 13 de novembro, às 8h50, a professora Maiara Gonçalves (EAJ/UFRN) ministrará uma palestra sobre "Negritude e racismo". Em 19 de novembro, às 8h50, a professora Luciana Lima (Departamento de Demografia da UFRN) abordará as "Desigualdades étnico-raciais a partir de fontes de dados populacionais". No dia 21 de novembro, também às 8h50, ocorrerá uma mesa-redonda sobre "Diversidade Religiosa", com participação do professor Carlos Henrique (Campus Parnamirim) e de Maria Lúcia da Rocha, conhecida como Mãe Lúcia de Nanã, juremeira e sacerdotisa de matriz africana, responsável pelo Axé Olê Bogunde. As palestras ocorreram no auditório do Campus.

Para conferir a programação completa do Novembro Negro, acompanhe a rede social do Campus.

Acesse

Palavras-chave:
Novembro negro Neabi Evento

Notícias relacionadas