DIVERSIDADE ÉTNICA E RACIAL
Neabi realizará ciclo formativo sobre consolidação das bancas de heteroidentificação
Primeiro dia do evento acontece no próximo dia 25 de maio
Publicada em 23/05/2022 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:10

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Neabi/IFRN), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), realizará o I Ciclo Formativo, que trará como tema a “Consolidação das bancas de heteroidentificação: implicações sobre o bicentenário da independência nos dez anos da ‘lei de cotas’.”
O Ciclo Formativo acontece por meio de sessões nos meses de maio, junho, julho, agosto e outubro em formato virtual, com transmissão presencial na unidade de realização do evento. O primeiro encontro acontece no dia 25 de maio, conforme programação, e iniciará a discussão apresentando um panorama geral sobre os principais temas que serão discutidos.
As inscrições foram abertas no dia 17 de maio e seguirão até os dias de realização do evento, que acontecerá no decorrer deste ano de 2022. O evento é gratuito e aberto para as comunidades interna e externa do IFRN.
Segundo o professor e coordenador do Neabi sistêmico do IFRN, Gilson Rodrigues, a proposta do evento surge de diversas demandas institucionais reverberadas de complexos processos - históricos, sociais, culturais e políticos - que marcam a sociedade brasileira, sobretudo o advento do Brasil enquanto Estado Moderno e independente.
"Não é possível falar na construção da brasilidade sem falar nas diferenças e desigualdades étnicas e raciais que as constituem. Dessa forma, este evento surge pela urgência da instituição das bancas de heteroidentificação, como parte do processo de reconhecimento destas de desigualdades e garantia do exército de direito a acesso a espaços de maiores oportunidades e direitos", detalha Gilson.
Acesse
- Palavras-chave:
- ensino servidores