Lançamento
Professora lança livro nesta sexta-feira (24)
Lançamento do livro “O Morro pede passagem: educação libertadora em Mãe Luiza – Natal/RN”
Publicada em 24/07/2015 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:18

A professora do IFRN – Campus Parnamirim, Aparecida Fernandes, lança nesta sexta, 24/07, às 19h, no Campus Cidade Alta/IFRN, o livro “O Morro pede passagem: educação libertadora em Mãe Luiza – Natal/RN”.
A obra é fruto de sua tese de doutorado em Educação pela UFRN, orientada pela Profa. Dra. Marta Maria Pernambuco – que também a prefaciou – sobre a metodologia de educação empreendida por Pe. Sabino Gentili em Mãe Luiza, entre o início dos anos 1980 até 2006, quando faleceu.
O significado de “Educação Libertadora” do subtítulo está referenciado em Paulo Freire, como “possibilidade de se conquistar autonomia, criticidade, capacidade de tomar decisão como sujeito e impulsionador de mudanças”.
Segundo a autora, o trabalho debruça-se sobre a metodologia de ação desencadeada por Pe. Sabino Gentili, entre 1980 e 2006, em Mãe Luiza, bairro periférico da cidade de Natal-RN, que potencializou a participação social em torno do que Castells chama de identidade de projeto. Há a percepção da existência de ações coletivas, focadas na constituição de sujeitos – na perspectiva de Alain Touraine – que se dão de modo contínuo em um bairro popular cuja história é marcada por conflitos, relacionados, principalmente, à resistência pela permanência no espaço habitado.
Aparecida Fernandes defende que houve a apropriação de uma identidade de resistência, já presente na comunidade de Mãe Luiza, de modo a canalizá-la para a construção de uma identidade de projeto, através de uma metodologia implícita que foi identificada como uma Pedagogia do Consenso, calcada nos conceitos de diálogo e de participação de Paulo Freire. Buscou-se descrever a intencionalidade da ação de um ator social, as estratégias políticas e as práticas educativas que perpassam a ação coletiva com vistas à mudança social, observando os elementos presentes nessa ação que propiciaram a continuidade de processos organizativos e participativos em meio à dinâmica própria do bairro de Mãe Luiza.