Dia do Vinil
Segunda edição do Dia do Vinil traz nostalgia e história
Evento ocorreu na última sexta-feira (20)
Publicada em 23/04/2018 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:07

Na última sexta-feira, 20, aconteceu no Campus Parnamirim a segunda edição do Dia do Vinil. A programação foi bastante diversificada, com exposição de LP's e palestras que abordaram temas variados, como Tropicalismo, a música na Ditadura Militar e a canção mestiça de Caetano Veloso.
O disco de vinil, conhecido simplesmente como vinil ou ainda Long Play (LP), é uma mídia desenvolvida no ano de 1948, tornando obsoletos os antigos discos de cera de carnaúba de 78 rotações - RPM (rotações por minuto) - que até então eram utilizados, existentes desde 1890. No dia 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional do Vinil, por ser considerado o dia, em 1877, que Thomas Edison anunciou a invenção do primeiro fonógrafo. No entanto, no Brasil, o Dia Nacional do Disco de Vinil é celebrado por alguns no dia 20 de abril, em homenagem ao compositor e cantor Ataulfo Alves, morto neste dia em 1969.
O professor Irapuan Medeiros, organizador do evento e dono de uma coleção vasta de LP'S, falou que uma programação como essa na Instituição representa um anseio de preservar a influência cultural, os discos de vinis e as artes das capas, selos e encartes, bem como promover o futuro do vinil e da música como um todo, pois toda a produção musical tem muita vida e sonhos envolvidos, e que merecem ser admirados pelas antigas e novas gerações.
- Palavras-chave:
- ensino