OBFEP
Solenidade de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2015 aconteceu no Campus Natal-Central
Cerimônia foi realizada no dia 17/05
Publicada em 24/05/2016 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:13

Na
tarde do dia 17 de maio, o aluno Gustavo Vieira Queiroz do 3º ano do
curso técnico integrado de Mecatrônica, esteve presente na solenidade
de premiação da 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas
Públicas (OBFEP), ocorrida no ano de 2015. Nesta edição da OBFEP,
Gustavo conquistou a medalha de ouro em nível Nacional. Nesta
solenidade, o aluno Gustavo estava acompanhado de seus pais,
Ivan Domingos e Vanusa Vieira, e do professor Ricardo César Rocha.
Outro aluno premiado do Campus Parnamirim, em nível estadual, foi João Paulo de Queiroz Ribeiro, do 2º ano do curso técnico integrado
de Informática. João Paulo não pôde comparecer a solenidade, mas sua premiação foi recebida pelo professor Ricardo César.
A
OBFEP foi realizada em todo o Brasil, sendo destinada,
exclusivamente, aos estudantes do último ano do Ensino Fundamental (9º
ano) e do Ensino
Médio de Escolas Públicas. Esta olimpíada é uma promoção do Ministério
da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - através do CNPq - e constitui
um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF),
responsável por sua execução.
A
OBFEP 2015 ocorreu em 2 fases: na primeira fase foram aplicadas provas
com questões de múltipla escolha e na segunda fase provas com questões
teóricas e experimentais. Em cada fase, os alunos participantes da OBFEP
foram divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de
escolaridade, como a seguir: Nível A – alunos matriculados no 9º ano do
Ensino Fundamental; Nível B – alunos matriculados na
1ª e 2ª séries do Ensino Médio; Nível C – alunos matriculados na 3ª
série e 4ª série (onde houver) do Ensino Médio.
Diante desta conquista, Gustavo diz que, ao realizar as provas, percebeu que tinha se saído bem, mas não esperava conquistar a medalha de ouro. Ele relata que, para atingir uma boa pontuação, foi necessário estudo e dedicação, não só no conteúdo visto na disciplina de Física, mas também nas disciplinas técnicas, próprias do curso de Mecatrônica, citando por exemplo, a disciplina de Eletricidade e Mecânica. Ele também destaca a importância dos professores que incentivam a busca pelo conhecimento.
- Palavras-chave:
- ensino